Cultura

Médica, escritora e piloto de aviação

Kátia Ramos

Jornalista

A médica e, entre outras coisas, piloto de aviação e escritora Elma Irina de Carvalho acredita que Angola precisa investir mais na educação pública, de forma a melhorar o sistema de saúde e ter uma cobertura com serviços de qualidade, a nível nacional

23/05/2021  Última atualização 18H29
© Fotografia por: DR
A paixão de Elma Carvalho pelo voluntariado começou no ano 2000, no hospital adventista de Washington, EUA. Desde então, tem dedicado o seu tempo livre ao atendimento gratuito a pacientes carenciados em Angola e nos Estados Unidos da América.

Natural de Luanda, nasceu no dia 6 de Maio de 1981. Aos seis meses, foi para Cuba, onde os seus pais estavam em missão de trabalho. Regressa a Angola aos 5 anos de idade e ingressa na escola cubana em Luanda, onde completou o ensino primário.

Fez o ensino secundário no colégio Elizângela Filomena e emigrou para os Estados Unidos da América em 1998. Obteve as licenciaturas em ciências biomédicas e em psicologia pela Universidade Adventista de Washington, em medicina pela Universidade de Windsor e completou o mestrado, com distinção, em Administração Hospitalar na Universidade Strayer e obteve treino de pós-graduação em intervenção cardiovascular no hospital Memorial Hermman, em Houston Texas.
Em 2016, criou a Fundação Aliança de Saúde Angola, onde põe os seus esforços no ramo da saúde pública, principalmente com incidência na população de baixa renda.

Nos seus livros focados nos campos que afectam a saúde humana, a doutora Elma Carvalho narra experiências clínicas e pessoais, numa abordagem existencialista, fundamentos conceituais e estudos científicos orientados e fornecidos pela Organização Mundial da Saúde.  
As receitas da venda dos seus livros serão doadas ao projecto Aliança de Saúde Angola.


Reflexão sobre saúde


Num dos seus livros,  "O Futuro do Sistema de Saúde em Angola”, Elma de Carvalho aborda questões fundamentais sobre os mais importantes problemas do sistema nacional de saúde, nomeadamente, o que é na realidade o melhor para o paciente? Como se pode melhorar o ambiente clínico para que os profissionais de saúde diagnostiquem com evidências, satisfazendo a necessidade de saúde do paciente?

O livro em referência oferece aos leitores uma visão detalhada sobre formas bem sucedidas de implementar um modelo de cuidados centrado no paciente e frisa a necessidade de se reiniciar novos mecanismos na regulação e administração da saúde pública, assim como no fortalecimento dos serviços de atenção primária com qualidade. A obra dá a conhecer os segredos e perspectivas de alguns sistemas que tiveram sucesso na transição para a medicina moderna, apostando na prestação de cuidados contínuos e eficazes à população.

O livro tem o objectivo de realçar internacionalmente o total compromisso dos angolanos: "juntos como nenhum outro povo faz, enfrentaremos os desafios para a saúde em Angola ser melhor”, diz a autora.
O lançamento da versão em português está agendado ainda para este ano. Elma Carvalho é mãe, médica, administradora hospitalar, piloto de aviação, escritora, artista plástica e treinadora de futebol.

Ela acredita que todos juntos temos uma diferença a fazer, por nós mesmos, pelos nossos familiares, por aqueles que nos seguem e pelas gerações que virão, para que possamos deixar o mundo melhor do que o encontramos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura