Regiões

Medicina Natural: Jovens reforçam conhecimentos

A Caritas de Angola no Uíge capacitou, no ano passado, 25 jovens sobre a utilização de algumas plantas para o tratamento de várias doenças no corpo humano.

17/01/2021  Última atualização 19H10
Formados aprenderam como curar doenças com plantas © Fotografia por: Joaquim Júnior | Edições Novembro
Segundo Mazambi Pedro, um dos formadores de Medicina Natural do centro afecto à Igreja Católica, disse ao Jornal de Angola, que a pretensão da Caritas é auxiliar às famílias que recorrem a tratamentos caseiros  para obterem melhores benefícios nas terapias.
"Existe diferença entre a Medicina Tradicional e a Natural. A Tradicional consiste em rituais, proibições ou pragas. Neste ramo,  utiliza-se , às vezes, líquidos em quantidades não doseadas. Já a Natural, baseia-se em receitas alimentares, composições de ervas, tubérculos e outros procedimentos”, disse.

 Mazambi Pedro frisou que na Medicina Natural tem sido muito atractiva , devido aos problemas de intoxicação de medicamentos convencionais que muitos pacientes com doenças crónicas vão apresentando. "Quem sofre de uma doença crónica toma comprimidos constantemente e depois de um tempo desenvolve alergias, o que requer desintoxicação do organismo a base de sumos naturais”, indicou.


Formação

 No centro, os formados aprendem como distinguir e utilizar as plantas para tratar dores de dentes, equilibrar o sistema nervoso, reduzir dores e inflamações e os benefícios que estas causam ao organismo, com o recurso a sumos, óleos, pomadas, etc.
" Os formados saem daqui e regressam para as suas localidades capacitados para curarem muitas doenças aos habitantes locais”, disse.

Farmácia de remédios naturais

O  formador revelou que existe uma farmácia na cidade do Uíge que comercializa produtos feitos com plantas, em-bora o projecto esteja ainda  em fase experimental .  "Neste  farmácia faz-se diagnósticos e prescrição das receitas. O paciente recebe esclarecimentos sobre as funções e aplicação de cada medicamento”, detalhou.  
A Irmã Edi Maria Edit, responsável do centro das Caritas do Uíge, sublinhou que as formações constam da doutrina social da igreja, que visa a capacitação de voluntários que auxiliam as comunidades na resolução de algumas carências.

Segundo a madre, a formação em Medicina Natural, visa também incentivar o cultivo de algumas horticulturas na chamada agricultura comunitária, um projecto que a organização desenvolve em algumas localidades dos municípios do Bembe, Maquela do Zombo, Mucaba e Quitexe.  
A Caritas de Angola no Uíge desenvolve, igualmente, projectos de Medicina Tradicional, Agricultura Comunitária e apoia o ensino da Língua Portuguesa a cidadãos angolanos regressados da República Democrática do Congo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões