Regiões

Menores aconselhados a evitar bebidas alcoólicas e vandalismo

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

O administrador municipal adjunto de Mbanza Kongo para o Sector Político, Social e das Comunidades, Garcia Ramos Moniz, aconselha as crianças a absterem-se do uso de bebidas alcoólicas, drogas e de actos de vandalismo e práticas nocivas à sociedade.

18/06/2023  Última atualização 10H23
Consumo de bebidas alcóolicas tem arrastado muitas crianças para as ruas © Fotografia por: DR

Garcia Ramos Moniz, que falava, sexta-feira, no acto municipal do Dia da Criança Africana, que teve lugar no Complexo Escolar "Álvaro Óscar Sampaio”, apelou, igualmente, no sentido de denunciarem todas as práticas que indiciem tráfico de menores e abusos sexuais.

O tráfico de menores, abuso sexual contra crianças e outros males praticados por adultos, acrescentou o responsável, continuam a preocupar o Estado angolano, que tem sido obrigado a adoptar políticas consentâneas, no sentido de contrapor tal realidade.

A nível da província do Zaire, em particular, em Mbanza Kongo, como frisou, apesar dos progressos, ainda se registam algumas dificuldades nos mecanismos de coordenação e no envolvimento de todas as forças do município na resolução dos problemas que afectam a criança.

"Apesar do esforço do Governo em garantir os direitos da criança, temos ainda algumas abandonadas nas ruas, fora do sistema normal de ensino e outras a comercializar produtos nas ruas e submetidas a trabalhos forçados”, lamentou Garcia Moniz.

 

Promoção de valores morais

O administrador municipal adjunto apelou as famílias a continuarem a transmitir valores morais, cívicos, éticos e patrióticos, para que as crianças desfrutem da beleza da infância e tenham um processo de crescimento sadio e sem perturbações.

Garcia Ramos Moniz defendeu a necessidade de os cidadãos assumirem de forma permanente as responsabilidades de proteger, educar e criar condições para que as crianças usufruam dos seus direitos.

"A Administração Municipal continuará a incidir as suas intervenções em prol da educação, formação e desenvolvimento da criança, para que haja um município estável, próspero e pacífico”, garantiu o responsável.

 

Crianças realçam esforços as autoridades 

Por sua vez, as crianças, através de uma mensagem lida por Elma Etiana Sousa, aluna da 6ª classe, agradeceram os esforços do Governo Provincial e seus parceiros sociais que tudo têm feito para a materialização dos 11 compromissos e outras políticas que visam garantir o bem-estar físico, social e mental dos menores.

Na mensagem, os menores pediram uma maior intervenção da parte do Governo local para o aumento de infra-estruturas que permitam que mais crianças tenham acesso ao ensino, saúde, água e ao registo civil, além de locais de diversão.

Por seu turno, o presidente da Associação Tuzolana, Afonso Pedro Gomes, disse que a organização que dirige tem como missão contribuir com acções e projectos, promovendo a generosidade, integridade social e amor, para o crescimento saudável das crianças.

O responsável da referida associação ressaltou a necessidade de todos os munícioes continuarem a trabalhar com as autoridades provinciais e municipais para o bem-estar dos menores.

As actividades do Dia da Criança Africana, em Mbanza Kongo, contaram com o patrocínio da Associação Tuzolana do município do Soyo, em parceria com a empresa Angola LNG, a industrial Fire and Safety e o grupo Sochot Lda. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões