Opinião

Meu filho, é golpe!

Augusto Cuteta

Jornalista

Olá, bonjour. Filho, tudo bem? E como vão as coisas aí nas europas? As macronices ‘stão mesmo em dia?

18/04/2021  Última atualização 18H56
Hoje, decidi te mandar mais esse áudio no tô "whatsapi”, mas, depois, apaga tudo. Agora há muitas fofocas e bisbilhotices. Aqui é de se ter cuidado com os telefone. Ficas distraído, assustas alguém te põe as coisas todas nas redes sociais!
Mas, ‘tamos bem ainda. Bem de bem mesmo não. É só esse ‘star bem de se remediar lá um cabocado. Importante p’ra nós é saúde. O resto ‘tamos só já olhar. E a minha nora? "Li” cuida bem. Mulher de sofrimento não é de se zombar à toa!

Também vos dar esses conselho, vocês jovem de hoje em dia, é perder tempo. Pessoa vos fala hoje, amanhã já esqueceram tudo! Não viste maka daquele rapaz ali da televisão? Não aprendeu bem técnica da mulherenguice, mas foi se meter com duas damas. Ficou tudo sujo. Aqui em casa "tundamos” o "repórter da Nação”. Nunca na vida, mô filho, aceita namorada ofender, na tua presença, tua mulher! Nufazisso! É golpe grande.

Mano, nada, as moscas vão nos matar. Não há dia, não há noite. Há hora que a pessoa não sabe se é mosquito, se é mosca, se é quiê! No sul, ‘tá tipo é no Egipto do Faraó. É praga de "gafanhote” que anda a arrasar as lavras. Não sei se Moisés ‘stá ‘mbora voltar aqui e não lhe identificamo bem! Mas isso, mano, é golpe para os agricultores.

Em Luanda, além das moscas, das chuvas que chovem quase todos os dias, é a maka do lixo que continua. Os escolhidos para operar não andam nada a dar conta do recado. Por exemplo, ali na tua irmã, no Kilamba, vi lá carrinhas, essas tipo "dina” e charruas das obras a limpar o lixo! Mais lixado é que os senhores passam a gritar nos prédios: "Olho” o carro de lixo...! Os moços jogam com as pás, tipo é areia, nas carrinhas.

Quando chove, mano, inunda tudo com as água. É as casa, as rua, os bairro. Tudo fica mal. Trabalhadores não conseguem ir trabalhar e os alunos não vão estudar. Chuva é mesmo bom, mas, hummmm, traz muitos estragos.
Essas semanas, foram semanas dos autocarros do azar. No Prenda, ambulância chocou autocarro. No Zango, aquele bairro onde houve lá lavra da tua avó, que receberam e prometeram dinheiro e casa que não vimos, também carrinha foi bater no machimbombo.

Você não viu notícia que noticiaram no Telejornal sobre os cobradores dos machimbombos que roubam o Estado. Dinheiro dos passageiro vai ‘mbora nos bolso deles! Fazem "sartar” os clientes nos bancos onde sentam com os pés cheio de porcarias, p’ra meter o "kitadi” nas meias dos sapatos. Sujeira. Lhes meteram nas redes sociais porque "firmaram” nos celulare! Andavam a dar golpe na empresa.

Mano, cuidado com essa tua mania de falar bem de Angola aí nas europas. Se falar bem, "num” paga cerveja nem gasta lá dinheiro. O quem, aquele relatador famoso da rádio, que foi ministro da Comunicação, tem maka com a Justiça. Tirou dinheiro do Estado, que ele disse que era para calar estrangeiro de falar mal do país, agora lhe deram 14 anos de cadeia! Afinal, "estrategia” dele não funcionou. Houve golpe dos planos dele.

Você pensa golpe é só aquele de tirar Presidente da República do poder? Nada, mano. Agora, ‘stão a vir com gorpe miúdos. Mas, falando ainda de presidentes, sabe que aquele, é Dinis Sassa Ngeza? Do Congo é quem é? Foi reeleito mais, então! O Ismael Guelito, ai, é assim mesmo? O do coiso, do Jibute? Também, mano. Boa coisa veio da Tanzânia. Senhora alheio é a primeira a lhe meterem ‘inda a mandar no país. Samia Sulu quiê? Suluhu Hassan? É um grande golpe p’ros homens que pensam que só eles devem governar a frente dos país deles!

Meu filho, estou a falar mal? Então, aqui, o mais velho Zé ficou anos e anos! O outro, esse Teodoro, da Guiné "Quatorial” não "quero” sair! Para não esquecer o "Paulo” Kagame e o Nkurunziza!
O velho Zé demorou, mas saiu. Seria herói, mas, enfim.  Ainda lhe gosto um cabocado. Ele dá saudade do arroz, fuba, "olho”, carne e frango barato. Das viagem e do dólar no bolso! Mas, os outros, ando lhes estudar, parece vão sair só já "direito” p’ro caixão, como Butarika (do Malawi), Omar Bongo (Gabão), Nino Vieira e Bacai Sanhá (Guiné-Bissau), Lansana Conté (Guiné Conacri), Muammar Kadhafi (Líbia). Poder é bom, mas é "gorpe” p'ra família, para os filhos e mulher quando acaba. Alguns passam mal. Sofrem muito, mano.

Aqui, em África não é como nas europas. Te vingam os filho nos outro presidente que sobem no poder. Não anda o mano a assistir aquela televisão dos brazuca? Andam chateado com o Governo.
Vou acabar o áudio, mano. Mas, você quando foi nas europas não deixaste aquela igreja que, quando você, entra vem ‘spírito de falar de brasileiro? Então, aquela televisão "Recorda” não é deles, também? Pois, andam nas guerra com o Estado, desde que lhes fecharam e receberam os templos. Falam que é golpe. Não aceitam deixar a igreja com zangolanos!

Agora, ‘stão lhes tundar daqui. Os noticiário da semana que acabou reservou minutos de pancada p’ro Governo, com o tema "Golpe”. Enfim, aqui, mesmo nas orações oram sobre esse golpe! É golpe dali, é golpe daqui. Aqui, tudo é golpe.
Por isso, fica nas europas p'ra não cair nesses golpe. Se não é mulher, é filho. Se não é Governo, é igreja. É muito golpe, mano.
Estou a ir descansar. A "atenção” anda alta. Então, não quero apanhar só algum golpe. Beijos do teu velho, daqui de Luanda. Fica bem.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião