Mundo

México: Ex-ministro ilibado de tráfico de droga

O antigo ministro da Defesa do México, Salvador Cienfuegos, suspeito de tráfico de droga nos Estados Unidos da América, onde foi detido entre Outubro e Novembro de 2020, não será alvo de processo no seu país, anunciou, na quinta-feira, o Ministério Público.

16/01/2021  Última atualização 16H00
© Fotografia por: DR
O Ministério Público afirmou em comunicado que não encontrou qualquer prova que incriminasse o antigo ministro.
A 10 de Dezembro, o Senado mexicano aprovou uma reforma da Lei de Segurança Nacional que passou a limitar a presença de agentes estrangeiros, incluindo os da Administração de Combate às Drogas dos EUA (DEA, na sigla em inglês).

A iniciativa levantou suspeitas, porque surgiu na sequência de tensões bilaterais sobre o caso de Salvador Cienfuegos, detido a 15 de Outubro de 2020, na cidade norte-americana de Los Angeles, na sequência de uma investigação da DEA, que Washington não partilhou com o Governo de López Obrador.
Na sequência da queixa de López Obrador, que se vangloriou da sua relação com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Departamento de Justiça dos EUA concordou a 17 de Novembro em retirar as acusações contra Cienfuegos e  entregá-lo às autoridades mexicanas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo