Economia

Microcrédito cria mais oportunidades

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

Jovens empreendedores do município de Mbanza Kongo, na província do Zaire, receberam há dias esclarecimentos sobre o programa de concepção de micro-créditos, denominado FACRA - Fundo Activo de Capital de Risco Angolano, durante um encontro orientado pelo gabinete provincial para o desenvolvimento económico e integrado.

26/01/2021  Última atualização 19H22
Financiamento favorece abertura de pequenas empresas © Fotografia por: Edições Novembro
De acordo com o director do gabinete provincial para o desenvolvimento económico e integrado, Sabino da Conceição, o FACRA avaliado em quatro mil milhões de kwanzas, tem como objectivo facilitar a criação e expansão de novos negócios, impulsionar o empreendedorismo, apoiar o desenvolvimento de aptidões de negócios e promover a inovação e a eficiência das pequenas e médias empresas angolanas.

No encontro realizado no anfiteatro da Escola Superior da Universidade 11 de Novembro, serviu para divulgação das linhas de micro crédito do FACRA, de acordo com Decreto presidencial 98/20.
"Chegou o momento de interagirmos com a juventude e a sociedade de Mbanza Kongo, Para que criem condições e se candidatem, só assim vamos tornar coesa as políticas sobre o empreendedorismo.

Por um lado, o Estado concebe as políticas, por outro é preciso que haja juventude com atitude, pragmatismo e responsabilidade para que os programas tenham êxito”, disse.
Para Sabino da Conceição, apesar do FACRA estar a gerir quatro mil milhões para todo o país, o dinamismo dos jovens de cada província na apresentação dos projectos de candidatura vai determinar os beneficiários das linhas de micro-crédito.

Para facilitar o processo de adesão ao micro-crédito,  disse que o FACRA licenciou oito instituições para o feito, representadas na província, além da criação de um conjunto de procedimentos administrativos a nível da província para a recepção das candidaturas e posterior encaminhamento às instituições.
Entretanto, oito operadoras de comércio e distribuição de produtos agrícolas beneficiaram de um financiamento no valor de 780 milhões de kwanzas, através do PRODESI, na província do Zaire, segundo o director do gabinete provincial para o desenvolvimento económico integrado, Sabino da Conceição.

Estas, confirmou, foram financiadas no âmbito do alívio económico que o Executivo leva acabo para salvar as empresas da falência e facilitar o escoamento dos produtos do campo para os grandes centros de consumo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia