Desporto

Milhares de pessoas exigem autonomia

Cerca de três mil pessoas manifestaram-se, ontem, no Centro de Barcelona para exigirem a constituição de um Governo independentista, num protesto convocado pela Assembleia Nacional Catalã (ANC).

01/03/2021  Última atualização 19H00
© Fotografia por: DR
Sob o lema "Somos agora 52 por cento", numa alusão aos resultados das eleições legislativas da Catalunha realizadas a 14 de Fevereiro, a ANC apelou a uma concentração na "Plaza de Catalunya" para exigir um "Governo independentista agora" que seja capaz de gerir "a urgência social e nacional".
O protesto começou cerca das 12h00 com os manifestantes a gritarem várias palavras de ordem, como "Puigdemont, nosso Presidente" e "Independência", e empunharam bandeiras que apelavam ao fim da "repressão" e da liberdade dos líderes independentistas detidos.

Num palco localizado no Centro da praça, vários membros das entidades soberanas da Catalunha pediram "sentido de Estado" e destacaram a necessidade da formação de "um executivo forte e independente" porque só um "Governo de Concentração Nacional "poderá superar a crise e avançar para a independência da Catalunha


Protesto pelo "rapper"
Em Barcelona, uma manifestação para exigir a libertação do "rapper" Pablo Hasel terminou, também, com um ataque contra uma esquadra e várias sucursais de bancos, um hotel e outros comércios.
Pelo menos, três pessoas foram detidas, uma das quais durante o ataque contra a esquadra da Polícia, no qual foram usados artefactos incendiários.
Os distúrbios tiveram lugar no final da manifestação pacífica convocada por formações independentistas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto