Desporto

Militares terminam invictos fase regular dos nacionais

Armindo Pereira

Jornalista

A formação do 1º de Agosto terminou invicta a fase regular do Campeonato Nacional sénior feminino, com 14 pontos, ao vencer, ontem, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, o Petro de Luanda, por 21-15, em partida referente à sétima jornada.

07/05/2021  Última atualização 15H00
Conjunto do Rio Seco conseguiu a igualdade com jogada espectacular nos instantes finais © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro
O jogo de dimensão continental começou com o equilíbrio, tal como foi prognosticado na véspera. As orientadas do técnico Vivaldo Eduardo deram boa réplica às campeãs nacionais.  O treinador das militares, Nelson Catito, chamou a atenção das jogadoras para os cuidados defensivos, numa altura que o resultado (4-7) pendia para a formação tricolor. A resposta não tardou e num ápice o desafio estava empatado a 8 golos.  A dada altura, as defesas passaram a suplantar os ataques. Na sequência, Vivaldo Eduardo refez o xadrez com algumas substituições para colmatar a seca de golos, para pouco depois voltar a liderar o marcador (11-9), resultado registado ao fim dos primeiros 30 minutos. 

No reatamento, a resposta militar não se fez esperar e rapidamente passou a comandar o marcador, 13-11, numa altura que o Petro se batia para transpor a cortina defensiva melhor organizada do adversário, apesar das constantes mexidas do timoneiro.        A turma do Eixo Viário correu atrás do prejuízo, mas foram as rubro e negras que voltaram a distanciar-se, fruto da coesão defensiva. As campeãs nacionais sofreram apenas 6 tentos na etapa complementar, e no ataque  balançaram as redes da baliza contrária em 12 ocasiões. 

Nas outras partidas, o Electro do Lobito perdeu, por 19-34, com o Maculusso, o 1º de Agosto Academia derrotou (26-23) o Progresso Sambizanga, ao passo que a Casa do Pessoal do Porto do Lobito venceu, por 36-10, o 1º de Maio. Amanhã, para as meias finais o 1º de Agosto joga com o Maculusso e o Petro decide a passagem para a final com o 1º de Agosto Academia.                 Em masculinos, o 1º de Agosto consolidou a liderança com 11 pontos, depois do empate, a 22 golos, diante do Interclube, arrancado na recta final do desafio, depois de sair ao intervalo em desvantagem, por 11-13. Coube aos campeões nacionais assumirem as rédeas da partida, mas os militares conseguiam manter a perseguição com a toada de  parada e resposta. Aos poucos, os orientados de José Pereira "Kidó” conseguiram montar uma excelente cortina defensiva, tendo como principal esteio o guarda-redes Bana. 

Com paciência, a formação afecta ao Ministério do Interior descobria brechas para balançar as redes da baliza à guarda de Geovani Muachissengue. Os militares procuravam sair rápido para o ataque, mas foram pecando na finalização. As bolas desperdiçadas, às vezes em situação de um contra zero, estiveram na base da primeira solicitação de desconto de tempo por parte de Filipe Cruz, que exigiu maior serenidade na hora da finalização. As duas equipas foram para o intervalo com vantagem para os detentores do título. No reatamento, a tendência continuou a pender para  os polícias, que mantiveram a diferença em três golos, numa altura em que o 1º de Agosto quase não fazia muita pressão.            Bem perto da recta final, a formação militar aproveitou da melhor maneira dois erros defensivos sucessivos, para encurtar a diferença para apenas um tento (22-21). O Interclube voltou a falhar e a 16 segundos do fim, Filipe Cruz orquestrou uma jogada de laboratório no ataque, que definiu o resultado. 

Lito recebeu um passe do companheiro dentro da área e em suspensão logrou o tento da igualdade. Nas outras partidas registaram-se os seguintes resultados: Banca -Desportivo da Lunda-Sul (30-18), Interclube B-Organizações Joyce (32-19).  Hoje, para acerto de calendário, o Interclube defronta, às 14h00, o Desportivo da Lunda-Sul. O quadro das meias finais reserva os desafios 1º de Agosto-Desportivo da Banca e Interclube-Inter B.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto