Não queremos aqui precipitar a informação, mas é necessário reiterar, como disse atrás, o fenómeno La niña continua activo até meados do mês de Fevereiro e princípio do mês de Março, de modo que temos maior probabilidade de haver chuvas, atenção são apenas probabilidades, durante o mês de Março, mas ainda no final de Fevereiro houve chuvas isoladas em determinadas zonas do país. Oxalá sejam apenas previsões para também facilitar a actividade agrícola no seio das comunidades.
Escritor bissexto, Júlio de Almeida “Jujú” acaba de publicar, aos 80 anos, o seu segundo romance, “O incesto real”, sob a chancela da editora Kacimbo. O primeiro, “VAICOMDEUS”, foi publicado há 15 anos. Na entrevista que a seguir se publica, o escritor fala do seu novo livro e das questões que o mesmo suscita. Defende que Angola “como entidade territorial, tal como a temos hoje, é muito recente” e que “é falso que tenha começado com o Reino do Kongo e as suas relações com Portugal”. E explica os motivos que o levaram, em 2003, a abandonar a condição de deputado pelo MPLA, partido que, segundo disse, “tem vindo a perder o charme político e filosófico” e a dar tiros nos pés com posicionamentos “a maior parte deles movidos pela táctica imediata e não baseados num ideário político consequente”
O embaixador da Sérvia em Angola, Milos Perisic, destacou que vai priorizar a cooperação económica durante a sua missão. Em entrevista ao Jornal de Angola, Milos Perisic, que apresentou as cartas credenciais ao Presidente da República, em Outubro deste ano, apontou a Agricultura como um dos sectores que estará no centro das atenções na cooperação entre os dois países
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNa conferência de acção política conservadora, perante centenas de apoiantes em Orlando, na Florida, o ex-Presidente dos Estados Unidos voltou a tecer, no fim-de-semana, acusações infundadas sobre as eleições de Novembro, criticou o primeiro mês da Administração Biden e sugeriu estar a preparar a recandidatura à Presidência em 2024.
O principal opositor no Chade, Saleh Kebzabo, anunciou ontem que vai retirar a sua candidatura às presidenciais de 11 de Abril, acusando o Presidente cessante, Idriss Déby Itno, de intimidar os seus rivais com o uso da força.
O ex-Presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi considerado culpado de corrupção activa e de tráfico de influências. Foi condenado a três anos de prisão, com dois de pena suspensa, depois de ter sido acusado de subornar um juiz, em 2014, em troca de informações num processo em que estava a ser investigado.
Os Estados Unidos estão a exigir uma “investigação independente, imparcial, confiável e completa” das eleições de 14 de Janeiro no Uganda, que dizem ter sido marcadas por irregularidades e abusos por parte das forças de segurança contra candidatos da oposição.
Nestes dias vive,entre nós,um período sabático forçado. Antes, quando trabalhava normalmente, bastava sair à rua para vê-lo esforçando-se a arrastar a vassoura, debaixo de uma máscara improvisada feita de uma camisola ou um pano qualquer enrolado à cabeça e umas luvas, por vezes, em croché prestes a desfazer-se: amiúde debaixo de um Sol escaldante, Tururú – o varredor de rua – surgia no meio da estrada como se, também, fosse um astro.
A capacidade de mobilizar a iniciativa privada para áreas em que o sector privado apresente soluções competitivas de construção, manutenção, e operação de infrae-struturas, determinará sobremaneira a aceleração do processo de desenvolvimento económico, bem como, a implementação de políticas públicas.
Luanda, na barafunda que a caracteriza, já não surpreende ninguém, a não ser forasteiros recentes, incrédulos com nossas banalidades, como a da frase estampada nas viaturas de recolha do lixo: “Luanda mais limpa, Luanda mais linda”.
O primeiro secretário nacional da JMPLA disse, ontem, em Luanda, que é necessário reforçar as estruturas de base da organização no sentido de tornar os militantes mais activos, fortes, produtivos e capazes de solucionar os problemas sociais nas comunidades.
O município da Catumbela, na província de Benguela, vai ganhar, nos próximos tempos, um novo hospital, a ser construído de raiz, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), anunciou o governador provincial, Rui Falcão, por ocasião do 60º aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional.
Uma delegação chefiada pelo secretário de Estado do Ministério do Interior, José Bamóquina Zau, participou, ontem, por videoconferência, na terceira Reunião Extraordinária do Comité Técnico Especializado de Defesa, Protecção e Segurança da União Africana (CTEDPS).