Economia

Minbos pode produzir fertilizantes no país

A licença passada, recentemente, pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás à companhia australiana Minbos Resources, abre portas para o país iniciar com a extracção e fabricação de fertilizantes.

26/03/2021  Última atualização 15H22
Mineradora australiana
De acordo com uma nota distribuída à imprensa, o ministério aprovou a licença para a exploração de fosfatos no depósito de Cacáta, na província de Cabinda, à Minbos Resources (listada na Bolsa de Valores da Austrália), renovável por 35 anos.

Desta forma, a empresa está agora posicionada para desenvolver o primeiro fertilizante extraído e fabricado em Angola para venda numa das regiões de crescimento mais promissoras a nível mundial, segundo a directora executiva.

Lindsay Read disse que receber a licença de exploração mineira, em menos de dois meses após a execução do contrato de investimento, normalmente um processo de três a cinco anos, "é uma confirmação atempada do Governo angolano e do seu compromisso em apoiar e acelerar o projecto”.

Um estudo de prospecção realizado em 2020 sobre o projecto de Cabinda estimou que custaria entre 22,4 milhões e 27,9 milhões de dólares a desenvolver, com base numa capacidade inicial de 150 mil toneladas por ano de rocha fosfática, mas está previsto que a produção comece com uma taxa de 50 mil toneladas por ano.

A Minbos disse ainda que consultores em matéria ambiental se deslocam a Cabinda no início de Abril para realizar um levantamento de base na estação húmida e um outro de base na estação seca, a seguir, no terceiro trimestre, concretamente na área de licenciamento mineiro de modo a preparar o estudo de impacto ambiental. Outros elementos para um estudo de viabilidade definitivo estão também a avançar, adiantou a empresa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia