Política

Ministério do Interior recupera frota de helicópteros da Polícia

O Governo lançou um concurso para a recuperação da frota de helicópteros da Polícia Nacional, composta por mais de 20 aeronaves e que "está paralisada na totalidade", anunciou, nesta quarta-feira, o Ministério do Interior.

06/01/2021  Última atualização 22H20
Segundo o director nacional de Infra-estruturas e Equipamentos, comissário Carlos Albino, o prazo para a apresentação de candidaturas termina a 25 deste mês. © Fotografia por: DR
"Toda a frota de helicópteros da Polícia Nacional está em terra, paralisada na totalidade,  por isso colocámos em concurso a frota, que é o conjunto de aeronaves e equipamentos de manutenção”, afirmou o director nacional de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério do Interior, comissário Carlos Albino.

O responsável disse esperar por um grande número de empresas no concurso agora lançado para a recuperação da frota de helicópteros da Polícia Nacional, porque antes mesmo do concurso cinco empresas já haviam manifestado interesse. "Significa que haverá uma adesão desejável e, se calhar, vai superar as expectativas. Agora, se estarão ou não habilitadas, isto vamos aferir depois. Mas, em princípio, as expectativas são grandes", realçou.

O Ministério do Interior  lançou na segunda-feira um concurso limitado por prévia qualificação para a recuperação/reabilitação da frota de helicópteros da Polícia Nacional, no valor de 28,4 mil milhões de kwanzas. Em despacho assinado pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho, o órgão ministerial informa que o concurso terá como prazo de execução seis meses e que os candidatos devem ter como "requisitos mínimos" três anos de actividade comprovada.

O concurso determina que os candidatos devem ter como "requisitos mínimos um relatório financeiro dos últimos três anos de actividade". Carlos Albino, também presidente da comissão de avaliação do concurso, informou que o procedimento é para empresas nacionais com possibilidade de associarem-se com empresas estrangeiras.
"Pode haver um consórcio entre uma empresa estrangeira, mas a prioridade é para empresas nacionais", frisou. Entre os requisitos de avaliação, na proposta a apresentar, explicou, constam a recuperação dos helicópteros e a respectiva habilitação dos pilotos e equipamentos complementares, no quadro das actualizações modernas do sector.

O director de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério do Interior  adiantou, ainda, que, além da recuperação de helicópteros, existem outros "projectos específicos a serem executados", entre os quais a recuperação da frota marítima da Polícia Fiscal. O prazo para a apresentação de candidaturas decorre até ao dia 25 deste mês.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política