Sociedade

Ministra enaltece espírito de entrega total dos médicos

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, considera que o controlo da transmissão da Covid-19 só será efectivo com a participação activa, organizada e sustentada de todas as famílias, comunidades, sectores público, privado e sociedade civil para reduzir, ao mínimo, o risco de propagação da doença.

27/01/2021  Última atualização 09H10
Sílvia Lutucuta enfatiza a importância das medidas de protecção individual © Fotografia por: Edições Novembro
Numa mensagem em alusão ao Dia Nacional do Médico, assinalado ontem, Sílvia Lutucuta refere que,  para o efeito, se deve contar  com "aqueles que se encontram na linha da frente deste combate”.

Ao enaltecer o sentido patriótico e o comprometimento dos médicos angolanos na prestação e na humanização dos serviços de saúde, Sílvia Lutucuta enfatiza o facto de a data ser assinalada numa altura em que a pandemia da Covid-19 está a afectar severamente as famílias, a economia e a sociedade em geral. "O Ministério da Saúde felicita, mais uma vez, todos os médicos e exorta-os  à  entrega contínua à causa, salvando vidas e evitando a dor e o luto, não deixando ninguém para trás”, reforça.

Por isso, disse a ministra, "e por uma questão de justiça para com os nossos combatentes da linha da frente, devemos ser capazes de reconhecer o papel vital que desempenham para garantir um sistema de saúde funcional e assim salvar vidas. Realçamos e reconhecemos os constrangimentos e dificuldades que enfrentam num ambiente de alta exposição ao vírus no seu dia-a-dia”.
 Sílvia Lutucuta enfatiza ainda a importância das medidas de protecção individual e colectiva para se cortar a cadeia de transmissão, tendo, sempre, em atenção a segurança e protecção dos profissionais de saúde como prioridade do Executivo.

"Mais uma vez, e como bons discípulos de Hipócrates, são convocados para assumirem o seu lugar de destaque nesta luta tenaz e sem tréguas contra um inimigo invisível, consentindo todos os sacrifícios de forma individual e para as suas famílias.  Aproveitamos render a mais sentida homenagem aos nossos médicos que consentiram o sacrifício último, dando as próprias vidas na luta contra a pandemia”, avança. "Perante este cenário e todos os outros desafios já enfrentados para a melhoria do Sistema Nacional de Saúde, o apoio indelével de todos os profissionais ajudou a fazer as necessárias adaptações rápidas  para garantir a vida de todas as pessoas, em especial dos seus trabalhadores, para poderem manter a prestação de cuidados de saúde com segurança”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade