Sociedade

Ministra reitera eficácia da vacina da AstraZeneca

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

A ministra da Saúde reiterou ontem, no Huambo, que a vacina da AstraZeneca “é segura e eficaz”, sublinhando que, mundialmente, está a “salvar vidas”.

25/03/2021  Última atualização 10H03
© Fotografia por: DR
Sílvia Lutucuta fez estas declarações quando procedia, no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, à abertura da campanha de vacinação contra a Covid-19.
"A vacinação não deve ser desperdiçada”, disse a ministra, acrescentando que as pessoas imunizadas devem mobilizar as demais.

O Governo de Angola, lembrou, preparou um plano de vacinação com duas etapas. A primeira, disse, destina-se a imunizar 20 por cento da população, com destaque para profissionais de Saúde, professores, pessoas com mais de 65 anos e membros de Defesa e Segurança. A segunda fase incluirá pessoas com idade superior a 16 anos. 

A ministra  disse sentir-se  feliz pela "grande intervenção, recepção e mobilização da população para a campanha de vacinação contra a Covid-19”. Para Sílvia Lutucuta, isto revela que as pessoas estão conscientes do perigo que a doença representa.
"No Huambo houve uma  grande adesão, acima da média, em relação às províncias que já receberam a vacina”, assinalou a ministra.

Referindo-se ao impacto da doença na vida das pessoas, a ministra frisou que "a Covid-19 já levou muitos bons filhos” desta terra. "Por isso, devemos lutar para evitar mais mortes” em consequência da pandemia.


Três mil pessoas por dia

As autoridades sanitárias prevêem vacinar, diariamente, no posto montado no Pavilhão Multiusos Osvaldo Serra Van-Dúnem, no Huambo, três mil pessoas. Durante a campanha serão imunizadas  38 mil pessoas.

A governadora do Huambo, Lotti Nolika,  afirmou que a campanha de vacinação representa um "complemento importante” das medidas de prevenção contra a Covid-19 e exortou a população a aderir ao processo. Ao mesmo tempo, apelou para se continuar a observar as medidas de  biossegurança,  como a lavagem frequente das mãos, o uso da máscara e o respeito do distanciamento social.

Lotti Nolika, uma das personalidades vacinadas ontem,  fez uma apresentação da situação epidemiológica da província, que já registou 859 casos positivos, dos quais 817 recuperados, 28 óbitos e 14 activos.
Momentos depois de ser vacinada, a governadora disse sentir-se "muito bem” e  apelou às pessoas do grupo de risco para afluírem ao local de vacinação.

Os municípios de Ecunha e Chinjenje são, até ao momento, os que não registaram casos positivos da doença. Huambo, Caála e Bailundo registaram o maior número de infecções.   
Segundo a governadora, na província do Huambo a pandemia atingiu o "pico” no mês de Janeiro, com um registo de 411 casos e 14 óbitos,  afectando, maioritariamente, pessoas com idade superior a 60 anos.

 Lotti Nolika sublinhou que, naquele período,  foram infectados pelo vírus  71 profissionais de Saúde,  durante o exercício do seu trabalho, mas todos já estão recuperados da doença.Os vice-governadores Francisco Jamba Kata e Leonardo Sapalo foram também vacinados ontem, assim como o delegado da Justiça e Direitos Humanos, Ernesto Estêvão Pedro, e o comandante da Polícia, Francisco Ribas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade