Economia

Ministro dos Transportes concerta política de ligações aéreas com parceiros africanos

O ministro dos transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, participou, nesta segunda-feira (10), por video-conferência, na reunião dos ministros dos Estados-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central.

10/05/2021  Última atualização 23H31
© Fotografia por: DR
A política de conectividade/ligações aéreas na África Austral foi o principal tema abordado na conferência desta segunda-feira, dedicada a implementação do Plano de Acção 2021.
O encontro foi presidido pelo Chefe do Gabinete do Ministro do Planeamento, Estatística, Integração Regional, Transportes, Aviação Cívil e Navio Mercante da República do Congo, Ferdinand Sosthene Likouka em representação do seu ministro.
Ferdinand Likouka enfatizou a importância estratégica do crescimento e desenvolvimento sustentável da comunidade, bem como a criação da Zona de Livre Comércio Africana, decidida pelos Chefes de Estado e de Governo do continente.
A necessidade da criação de um mercado comum no sector dos transportes aéreos, tópico principal da agenda, tem um histórico que se iniciou na chamada "decisão de Yamoussoukro" e decorre da necessidade dos países membros juntarem sinergias para alavancar um sector importante para as respectivas economias.
O presidente da organização, o embaixador angolano Gilberto da Piedade Veríssimo, além de agradecer as mais altas autoridades da República do Congo por terem promovido o encontro, apontou a necessidade se criar os instrumentos essenciais para a integração regional, com a garantia das companhias aéreas nacionais bem sucedidas de assumirem a liderança das ligações aéreas regionais.
Os ministros dos Estados-membros da ECCAS debruçaram-se ainda sobre o estado da segurança da aviação civil na África Central, apontando o estado da aplicação efectiva das normas e práticas recomendadas para a Segurança da Aviação da ICAO pelos Estados-membros.
A agenda desta video-conferência dos ministros ligados ao sectores dos Transportes e Aviação Cívil foi extensiva à apresentação do diagnóstico sobre a segurança da aviação civil na África Central, a adoção do Relatório da Reunião de Peritos, realizada no dia 7, além da revisão e aprovação do projecto de roteiro para melhorar a conectividade aérea na África Central.
Participaram no encontro os ministros de Angola, Camarões, República do Congo, RDC, Gabão, Guiné Equatorial e o Rwanda, além das instituições parceiras como a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Comissão da União Africana, Banco Africano de Desenvolvimento e Comissão Africana da Aviação Civil (CAFAC).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia