Política

Ministro enaltece parceria entre Estado e as igrejas

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, enalteceu, ontem, em Luanda, a parceria entre o Estado angolano e as igrejas na moralização da sociedade.

19/04/2021  Última atualização 08H18
Jomo Fortunato destacou a parceria que tem havido na promoção dos valores morais e cívicos © Fotografia por: João Gomes |Edições Novembro
O governante fez o pronunciamento, quando intervinha, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na reabertura da catedral da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoista), localizada na Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem "Loy”, no bairro do Golfe.

De acordo com Jomo Fortunato, esta parceria tem sido importante na promoção dos valores cívicos, morais e na execução de projectos sociais com vista à melhoria das condições de vida dos cidadãos.
Apelou ao reforço do diálogo entre as igrejas, assim como o fomento do ecumenismo no sentido das denominações religiosas prosseguirem o mesmo objectivo. Lembrou que a Constituição da República de Angola determina que o Estado reconhece e respeita as diferentes confissões religiosas, que são livres na sua organização e no exercício das actividades, desde que cumpram o estipulado na lei.

 
Apoio da Igreja no
combate à corrupção

 O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, a 30 de Novembro, que o Executivo "conta, verdadeiramente, com a parceria das igrejas, em todos os domínios”, sobretudo no combate à corrupção, para o desenvolvimento económico e social do país. 

O Chefe de Estado fez essas declarações no final de um encontro, no Palácio da Ci-dade Alta, com um grupo de líderes religiosos em representação das igrejas reconhecidas em Angola. A iniciativa, do Presidente da República, serviu para analisar a situação económica e social do país, provocada, sobretudo, pelo agravamento das condições de vida das populações e o combate à Covid-19, bem como  a luta pela paz social.

O Presidente da República garantiu ter retido, "com bastante atenção”, todos os conselhos e recomendações deixados pelos líderes religiosos. "Acreditamos que, sendo a Igreja, não apenas uma fonte de paz, justiça, mas, sobretudo, de sabedoria, vamos aproveitar a sabedoria dela que, com certeza, nos vai ser muito útil para podermos ultrapassar os desafios que o país está a enfrentar”, frisou.

João Lourenço acrescentou que o canal para o diálogo com os líderes religiosos vai continuar aberto e garantiu que "os pontos focais do Executivo”, nomeadamente a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, e o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, estarão sempre disponíveis.
 "Vamos continuar a trabalhar juntos em prol do bem-estar dos angolanos e pelo desenvolvimento harmonioso do nosso país”, realçou.

 
A catedral tocoista
Em declarações à imprensa, o líder da Igreja Tocoista, bispo Dom Afonso Nunes, destacou, ontem, a contribuição dos fiéis na reabilitação catedral daquela denominação religiosa, cujas obras du-raram 20 meses.
O líder religioso recomendou aos fiéis a cuidarem bem da infra-estrutura, que foi apetrechada com novos equipamentos e teve mudanças na arquitectura.

O fiel Monteiro Kapunga referiu que "o templo pode constituir um ponto de referência no turismo religioso” e é considerado dos "maiores e mais lindos da África subsaariana, o que deve orgulhar os angolanos”.
A cerimónia foi testemunhada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Emílio Homem, líderes de partidos políticos, entre outras entidades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política