Economia

Ministro garante dinamização da actividade diamantífera

A Transferência das sedes da Fundação Brilhante e da Endiama Minning para a cidade do Dundo , capital da Lunda Norte, representa uma nova dinâmica para o sector dos diamantes, afirmou quarta-feira (21), o ministro dos Recursos Minerais , Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo.

21/04/2021  Última atualização 18H38
Transferência das sedes da Fundação Brilhante e da Endiama Minning para a cidade do Dundo, Lunda Norte © Fotografia por: DR

Falando à imprensa depois de proceder à inauguração das referidas sedes, o ministro Diamantino Azevedo  referiu que o facto representa o cumprimento das promessas do Presidente da República João Lourenço  sobre a necessidade de se aproximar as  actividades sociais e produtivas das instituições do sector, junto das comunidades. 

 

Na companhia do Governador Provincial da Lunda Norte ,  Ernesto Muangala e do Presidente do Conselho de Administração ( PCA)  da Endiama,  Ganga Júnior ,  o ministro sublinhou que pretende-se com a transferência  , dinamizar os projectos sociais  do grupo Endiama nas áreas de exploração   e a proximidade com os governos provinciais.

 

" Não se trata apenas de uma inauguração, mas também  de uma   verdadeira transferência  que representa  a dinamização da actividades e da promessa do Presidente da República de que devíamos trazer mais próximo para as comunidades e dos governos provinciais as instituições que  desenvolvem a actividade diamantífera" , disse o ministro.

 

Mina do Luaxe

Com a transferência da sede da  Endiama Minning para a cidade do Dundo , pretende-se dar continuidade aos trabalhos de investigação geológico mineiro do kimberlito do Luaxe, na Província da Lunda Sul com vista à  sua entrada  em funcionamento prevista para o ano 2024.



Numa mensagem à propósito da transferência  da sede Endiama Minning , o director-geral da instituição,  Pedro Galiano referiu que fazer evoluir os modelos de gestão e de negócios através do desenvolvimento de soluções sustentáveis , será um dos grandes focos para se redescobrir os processos de exploração mineira.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia