Economia

Ministro no Ghana para conferência continental

O ministro da Indústria e Comercio, Victor Fernandes, participa, hoje, na 5ª Reunião do Conselho de Ministros da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), que decorre em Accra, capital do Ghana, onde se encontra desde sábado, de acordo com uma nota do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa daquele pelouro governamental.

03/05/2021  Última atualização 12H11
Ministro da Indústria e Comercio, Victor Fernandes © Fotografia por: Edições Novembro
Na reunião, acrescenta o documento enviado, ontem, à nossa Redacção, são discutidas matérias relacionadas com o grau de cumprimento, pelos Estados, da apresentação das Ofertas Tarifárias e Ofertas sobre Compromissos Específicos, bem como as Regras de Origem adoptadas.

Até ao momento, lembra a nota, ainda resta por negociar 9,0 por cento das Regras de Origem dentro da faixa de liberalização de 90 por cento, factor essencial para o funcionamento da ZCLCA, devendo as negociações ter em conta os níveis de assimetria económica e de capacidade produtiva entre os países, de forma a permitir a inclusão de todos nos processos de formação das Cadeias de Valor Regionais, devendo os ministros dar indicações aos negociadores sobre estas materiais.

De acordo com o documento, pretende-se que o Conselho de Ministros do Comércio da ZCLCA emita uma directiva sobre a proposta de calendário para a execução das negociações referentes à Fase II (Concorrência, Direitos de Prioridade Intelectual, Investimento e Comércio Electrónico), assim como oriente os negociadores e o Secretariado sobre o processo de implementação de questões administrativas, incluindo a proposta de estrutura, transferência de funções da Comissão da União Africana para o Secretariado e o Regime de Destacamento de funcionários.

Angola, assegura o documento do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Mindcom, ainda não apresentou a proposta de Oferta de Desmantelamento Tarifário para o Comércio de Mercadorias, embora esteja a decorrer um trabalho árduo em prol dessa questão. No encontro, que conta com a participação de ministros da Indústria e Comércio de outros Estados-membros, o governante angolano vai, entre outras considerações,  estreitar as relações e promover a inserção de quadros angolanos no Secretariado da ZICLA, bem como manifestar o interesse do país em receber assistência técnica em várias temáticas ligadas à ZCLCA, nomeadamente, no apoio na estruturação das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) e elaboração da Lista de Compromissos Específicos para o Comércio de Serviços.

Victor Fernandes vai também solicitar ao Secretariado para, junto da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), criar as condições para o apoio na elaboração de uma Estratégia de Angola para a ZCLCA ligada ao Comércio e Desenvolvimento. A Zona de Livre Comércio é um bloco económico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países-membros. O objectivo é estimular o comércio entre os países participantes.
Assim, as nações africanas projectam reduzir as tarifas sobre diversas mercadorias e prevêem uma "maior industrialização e agregação de valor” aos produtos do continente.

Além das tarifas, o comércio africano enfrenta fortes barreiras não-tarifárias, por meio de leis, normas e quotas. Segundo a União Africana, esse problema será um dos focos a partir de agora. Para isso, foi criado um sistema de controlo online dessas barreiras, por meio do qual os comerciantes podem reportar dificuldades no comércio interno, como taxação e exigências excessivas ou regulamentação de produtos restritivos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia