Política

Ministro quer governantes comprometidos com o povo

Arão Martins | Lubango

Jornalista

O ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, exortou, ontem, na cidade do Lubango (Huíla), os responsáveis de cargos públicos a trabalharem para responderem positivamente às aspirações do povo.

16/03/2021  Última atualização 12H24
Nuno Mahapi Dala prometeu que as acções realizadas pelo antecessor serão conservadas © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro| Huíla
Marcy Lopes, que falava na cerimónia de passagem de pasta entre o governador cessante Luís Nunes e o seu sucessor, Nuno Mahapi Dala, pediu a todas as pessoas que exercem funções públicas, e não só, a apoiarem o novo gestor da província.

 "Peço a todas as pessoas que exercem funções públicas, e não só, que abracem o governador, apoiem-no e corrijam-no naquilo que estiver a ser feito, eventualmente, em sentido contrário, daquilo que são as aspirações do povo desta província”, disse.

 Reconheceu que o governador Luís Nunes deixou trabalho feito na Huíla. "Acrescento que o trabalho feito é visível, notório e não se pode tapar o sol, por mais que se esforce. O seu trabalho aqui é visível”, disse.

 Marcy Lopes afirmou que, com a nomeação do novo governador, membro da sua equipa, o processo fica mais facilitado. Acrescentou que o novo governador tem a vantagem de ser alguém da província e a trabalhar no Governo há muitos anos, e ser, também, de trato fácil.

O ministro frisou que a responsabilidade de resolver os problemas do povo é de todos e não apenas dos governantes. "Temos todos de fazer acontecer este país. Isto é responsabilidade de todos”, apelou, salientando que, quem governa sozinho, nunca alcança êxitos. 

 "Conte com as pessoas, ouça, mas também preste a atenção para aquelas pessoas que estiverem dentro do carro, mas com o travão de mão levantado. Para essas pessoas, é preciso substituir sem medo e sem travão”, disse. O ministro pediu ao novo governador para substituir todo aquele que não quiser colaborar.

 "Quem não estiver a colaborar, substitua. Se não tiver dignidade de pedir para sair sozinho, dê um empurrão e tire-o, porque existem outras pessoas lá fora que querem emprestar o seu saber para um país melhor. Nós não vamos contar com outras pessoas para fazer o nosso país acontecer. Somos nós mesmos. Portanto, trabalhe e não dê confiança”, reforçou.

O ministro da Administração do Território reconheceu que a sua missão é sempre difícil, porque traz alguém e leva outra pessoa. No caso particular, salientou ter entregado alguém que já é local e assume agora o Governo da Província da Huíla, numa mudança que não é fácil, mas foi assim decidida superiormente e todos devem abraçar o novo governador.
 
Novo governador garante firmeza
 O governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, garantiu continuar firme para fortalecer os objectivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Nacional (PND), 2018/2022, como resposta aos problemas e anseios dos cidadãos da província.

 Falando na cerimónia em que substituiu o governador Luís Nunes, nomeado para Benguela, disse que vai continuar a prestar  atenção especial aos 14 municípios, através da implementação dos vários programas de investimento gizados para o alcance do desenvolvimento sustentável, principalmente para a área económica e social, com vista a redução das assimetrias.

 O governador Nuno Mahapi Dala reconheceu que as alterações climáticas, com que a província tem-se debatido, provocam desafios para os quais muitas respostas estão a ser dadas. "Vamos continuar as intervenções, sejam elas de carácter emergencial”, disse.  
 Destacou o apoio da classe empresarial e da sociedade civil, em bens alimentares e não só, para mitigar os efeitos causados pela seca.

 Nuno Mahapi Dala pediu ao governador Luís Nunes para ficar descansado porque as acções realizadas pela equipa que dirigiu serão conservadas e aquelas que estão por ser concluídas vão continuar com a mesma dedicação, coesão e perfeição.
 Luís Nunes agradeceu o apoio prestado pela sociedade huilana. Afirmou que, com unidade e determinação, tentou-se fazer o que se mostrava mais necessário, mobilizando, para tal, todos e tornando assim possível o que parecia irreversível.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política