Política

Ministros analisam situação financeira e da Covid-19

Uma delegação chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, participa, hoje e amanhã, por videoconferência, a partir de Luanda, numa reunião do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

12/03/2021  Última atualização 09H14
Ministro das Relações Exteriores Téte António chefia delegação angolana © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, o encontro, orientado a partir de Maputo, Moçambique (que detém a presidência rotativa da organização), visa, essencialmente, analisar a situação financeira do bloco, partilhar informação actualizada sobre a situação da pandemia da Covid-19, os processos de integração continental e cooperação internacional, bem como o balanço da implementação das decisões do Conselho de Ministros e da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo.

A execução do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional (RISDP) 2020-2030, o relatório de balanço sobre o recrutamento do secretário executivo e do secretário executivo adjunto para a Integração Regional da SADC, gestão e respostas a riscos de desastres, serão entre outros, os temas a serem abordados pelos ministros.
A sessão ministerial foi precedida de sessões do Comité Permanente de Altos Funcionários e do Comité de Finanças, que estiveram reunidos desde segunda-feira, para preparar os documentos a submeter ao encontro ministerial.

Integram a delegação angolana representantes dos Ministérios das Finanças,  Economia e Planeamento, Indústria e Comércio e Saúde.
A SADC é uma comunidade económica regional composta por 16 Estados-membros, nomeadamente Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo (RDC), Comores, eSwatini (antiga Swazilândia), Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política