Mundo

Ministros das Finanças do G7 apoiam novas ajudas a países pobres

Os ministros das Finanças do G7 apoiaram hoje medidas para que os países particularmente vulneráveis à pandemia recebam maior ajuda financeira através do Fundo Monetário Internacional (FMI), informou o Governo britânico, que exerce a presidência do grupo.

19/03/2021  Última atualização 19H05
Países membros acordaram apoiar uma emissão de Direitos Especiais de Saque © Fotografia por: DR

Os países membros acordaram apoiar uma emissão de Direitos Especiais de Saque, um instrumento criado pelo FMI para criar liquidez e ampliar os recursos disponíveis dos Estados com necessidades financeiras.

A última atribuição de novos activos dessa natureza teve lugar em 2009, no início da anterior crise financeira.

"Este importante acordo entre os membros do G7 abre caminho para uma acção crucial e coordenada destinada a apoiar os países com menores rendimentos do mundo, garantindo que nenhum seja deixado para trás na recuperação económica" após a pandemia de covid-19, afirmou em comunicado o ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak.

No âmbito do diálogo entre os representantes do grupo de países mais industrializados, ficou acordado que todos irão colaborar com o FMI para "aumentar a transparência" no uso dos Direitos Especiais de Saque.

Sunak, que presidiu à primeira reunião, realizada por videoconferência, dos ministros das Finanças durante o mandato britânico à frente do G7 destacou ainda o compromisso dos membros do grupo em dar prioridade às alterações climáticas e aos problemas ambientais nas suas agendas económicas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo