Mundo

Missão europeia forma 300 militares

A Missão de Treino da União Europeia no Mali (EUTM-Mali) formou cerca de 300 militares das Forças Armadas malianas desde Novembro do ano passado, habilitando-as para o combate ao terrorismo na região.

19/02/2021  Última atualização 10H55
Exército maliano recebe formadores europeus © Fotografia por: DR
"Até agora, nos três meses de missão – nós chegámos aqui em 15 de Novembro – completámos há dois dias os três primeiros meses de missão num total de seis, já formámos cerca de 300 militares das Forças Armadas malianas”, declarou, segundo a Lusa, o tenente-coronel João Manuel Jesus Carvalho, representante da Missão de Treino da União Europeia no Mali (EUTM-Mali) numa audição na Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República de Portugal, por videoconferência.

O tenente-coronel afirmou que "o principal problema das Forças Armadas malianas é a sua estrutura de comando e controlo, as posições-chave de comandantes de ompanhia, de comandantes de batalhão, de comandantes de regimento, que são as peças fulcrais”.A formação dada pelos militares da EUTM presentes na região é dada em especial "aos quadros superiores e aos quadros de sargentos, que são devolvidos depois às Forças Armadas malianas”. De acordo com o tenente-coronel, "é expectável” que no final do mandato o nú-mero de militares formados seja o dobro dos actuais.
Soldado do Togo morto
Um dos 28 capacetes azuis togoleses feridos há dias durante um ataque ao seu campo no Centro do Mali morreu, quarta-feira, devido aos ferimentos, anunciou a Missão da ONU (Minusma) através das redes sociais, segundo a AFP. Esta morte elevou para seis o número de soldados togoleses mortos desde o início do ano ao serviço desta Missão de Paz da ONU, que é a que regista um maior número de mortos no mundo. Cinco tinham sido mortos em Janeiro por engenhos explosivos improvisados, uma das armas de eleição dos 'jihadistas'.

Na terça-feira, a base temporária da Minusma perto de Kerena, na região de Douentza, foi inicialmente alvo de um veículo suicida carregado com explosivos, antes do ataque com armas automáticas, disse um funcionário da ONU. Os militares da ONU, que são os principais responsáveis pela protecção dos civis, deram uma resposta "robusta” e receberam apoio aéreo dos helicópteros da Missão da ONU, disse o oficial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo