Cultura

Morreram os músicos Inó Gonçalves e Timex

Manuel Albano |

Jornalista

A cultura angolana ficou mais pobre. Morreram, sexta-feira, em Luanda, o intérprete e percussionista Inocêncio Manuel Gonçalves “Inó Gonçalves”, por doença, e o guitarrista Eugénio Bikindo “Timex”, vítima de assassinato.

25/04/2021  Última atualização 08H06
Inocêncio Manuel Gonçalves “Inó Gonçalves”, guitarrista Eugénio Bikindo “Timex” © Fotografia por: Edições Novembro
Inó Gonçalves, que nasceu no dia 1 de Junho de 1949, em Luanda, fez parte de vários grupos da música  popular e tradicional angolana, com destaque para a Escola de Semba, Pedras Negras, Anazanga, Os Gingas, Grupo Cultural da Textang 1, Grupo Teatral Ngongo e Kituxi e seus Acompanhantes, formação de música tradicional com a qual se deslocou em mais de 20 países, representando a dança e a música angolanas.

Timex nasceu em Cabinda no dia 18 de Dezembro de 1958 e iniciou a carreira artística em 1975, como guitarra ritmo. Integrou os agrupamentos Bela Negra, Super Coba  e Bilombe, dirigido pelo maestro Berlino.
 Em 1976, co-fundou com Matadidi Mário Bwana Kitoko o agrupamento Inter-Palanca, para dois anos depois criar o próprio conjunto, denominado "Os Malucos”. Com Jacinto Tchipa e Kinito formou o "Sensacional Maringas”, com apoio do carismático guitarrista Carlitos Vieira Dias e do empresário Palma Fernandes.
Em nota de condolências, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, lamenta a morte dos dois grandes homens da música angolana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura