Mundo

Morreu a Rainha regente do Reino Zulu aos 65 anos de idade

A Rainha da Nação Zulu e esposa do recém-falecido Rei, Goodwill Zwelithini, morreu inesperadamente, anunciou, ontem, o Palácio real.

02/05/2021  Última atualização 12H24
Shiyiwe Mantfombi Dlamini Zulu © Fotografia por: DR
 "É com o mais profundo choque e angústia que a Família Real anuncia o falecimento inesperado de Sua Majestade a Rainha Shiyiwe Mantfombi Dlamini Zulu, informou,  Mangosuthu Buthelezi, tradicional Primeiro-Ministro do monarca,
em comunicado, citado pela agência de notícias Reuters. Embora fosse a terceira esposa de Zwelithini, Dlamini-Zulu, de 65 anos, detinha o título de "grande Rainha” - um estatuto determinado pelo seu dote. Dlamini-Zulu era irmã do Rei Mswati III de E-Swatini, tendo sido eleita  regente enquanto a família  estava num período de luto de três meses antes que o próximo monarca fosse nomeado.


   PAICV reúne-se em breve para discutir liderança
 O Conselho Nacional do PAICV vai reunir-se até Junho para discutir a liderança do partido, após o pedido de demissão de Janira Hopffer Almada, na sequência da derrota nas legislativas de 18 de Abril, disse, ontem, uma fonte oficial. Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, para dar conta dos resultados da reunião da Comissão Política Nacional, o vice-presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), João Baptista Pereira, disse que o pedido de demissão de Janira Hopffer Almada vai ser apresentado proximamente ao Conselho Nacional do partido, o órgão máximo entre  os congressos.
"Nessa linha, e proximamente, será reunido, nos termos estatutários, o Conselho Nacional do partido, para os devidos efeitos”, informou o dirigente partidário, indicando que essa reunião poderá acontecer este mês ou no início de Junho, após a posse dos deputados à Assembleia Nacional. Neste momento, referiu que o PAICV está em fase  de composição do grupo parlamentar, que a Assembleia Nacional deverá reunir-se pela primeira vez a 19 de Maio,  o 20.º dia após a publicação dos resultados oficiais das eleições, e que só depois disso o partido vai discutir a sua liderança.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo