Cultura

Morte de DMX enluta rap mundial

A morte de DMX, nome artístico de Earl Simmons, que morreu hoje, (9), aos 50 anos, enluta o rap mundial, por ser um dois percursores do HipHip.

09/04/2021  Última atualização 20H14
Artista foi internado no passado dia 2 de Abril após sofrer um ataque cardíaco © Fotografia por: DR

A confirmação da morte veio da família do rapper, após a notícia surgir na sequência do manager Steve Rifkind ter negado o falecimento, garantindo que DMX continuava a lutar pela vida. 

O artista foi internado no passado dia 2 de Abril após sofrer um ataque cardíaco que se pensa ter sido desencadeado por uma overdose. Foi levado para um hospital em Nova Iorque, onde acabou por falecer rodeado pela família. "Earl foi um guerreiro que lutou até o fim. Ele amava a sua família com todo o coração", lê-se na nota de despedida, cita a Associated Press

DMX nasceu em 18 de Dezembro de 1970 em Mount Vernon, a norte da cidade de Nova Iorque. Filho de pais adolescentes, viveu uma infância atribulada e chegou a ser preso. Foi depois de sair da prisão que assinou o seu primeiro contrato discográfico, em 1992, com a Ruff House, uma afiliada da Columbia, editora de, entre outros, Cypress Hill e The Fugees.

No final da década de 1990, em 1998, editou o álbum de estreia, 'It's Dark and Hell is Hot', já pela Def Jam. No mesmo ano, chegava 'Flesh of My Flesh, Blood of My Blood' e um ano depois '...And Then There Was X'. Os três chegaram a número 1 na lista de discos mais vendidos nos Estados Unidos da América (EUA).

O seu álbum mais recente, "The Redemption of the Beast", data de 2015. Em Agosto do ano passado confirmou que estava a preparar um novo trabalho.

Desde a década de 1990 até hoje colaborou com "rappers" como Jay-Z, LL Cool J, Mase, Busta Rhymes ou The Lox.

Além da música, DMX entrou também em alguns filmes como 'Romeo deve morrer', 'Fogo Cerrado' e 'Nascer para Morrer', de Andrzej Bartkowiak, 'Pimp', de Christine Crokos, e 'In the Drift', de Jared Cohn.

Ao longo da carreira foi várias vezes detido, por diversas razões: posse de droga, falha no pagamento de pensão de alimentos, resistência a detenção, infracção ao código da estrada ou crueldade com animais.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura