Regiões

Mortes materno-infantis diminuem em Mucari

Sónia Maria | Caculama

Jornalista

O índice de mortes em recém-nascidos e em parturientes durante e pós-parto conheceu uma redução nos últimos tempos, no município de Mucari, a 55 quilómetros da sede da província de Malanje.

06/04/2021  Última atualização 06H45
Adesão às consultas pré e pós-parto tende a aumentar © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro
A redução da mortalidade deve-se, segundo Rosalina André, parteira especializada, à adesão das mulheres às consultas pré-natais, no Hospital Municipal de Mucari.
Acrescentou que as palestras que têm sido realizadas nas comunidades estão a fazer com que se reduza o número de partos extra-hospitalares, que muitas vezes terminavam em mortes.

"Com a aproximação dos serviços de saúde às populações, numa fase em que a aposta das autoridades de Mucari é atingir as comunidades mais recônditas, reduziram-se os casos de morte materno-infantil no Hospital Municipal”, disse Rosalina André, acrescentando que, em média, são realizados quatro a oito partos por dia.

O Hospital Municipal de Mucari, além de consultas de clínica geral, conta, entre outros, com serviços de pré-parto, partos, puericultura e de planeamento familiar.
"No passado, as parturientes evitavam o hospital, por preconceito, pelo facto de a maior parte dos técnicos ser do sexo masculino, mas as campanhas de sensibilização e os conselhos nas comunidades fizeram mudar o quadro”, referiu Rosalina André.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões