Sociedade

Mulheres estão apostadas em aula de alfabetização

Domingos Calucipa | Ondjiva

Jornalista

Pelo menos 420 mulheres dos municípios do Cuanhama, Ombadja e Namacunde, na província do Cunene, vão ser alfabetizadas nos próximos três anos, no quadro de um projecto comunitário de educação e empoderamento do género, desenvolvido pela organização Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).

16/04/2021  Última atualização 10H55
Projecto foi lançado pela ADDP e termina em 2023 © Fotografia por: DR
O projecto, que termina em Novembro de 2023, vai envolver sete escolas a serem seleccionadas pelas direcções municipais da Educação dos três municípios.

O vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Apolo Ndinoulenga, apelou à coordenação do projecto e as três direcções municipais da Educação a velarem por uma maior abrangência de mulheres dos grupos étnicos minoritários, na vertente de empoderamento, com particular realce para as comunidades Khoisan dos municípios de Namacunde, Cuanhama e Cuvelai, e os Mútuas no município do Curoca.

O director da escola da ADPP do Cunene, Paulo Chaculanda, disse que trata  se de um projecto financiado pelos países Baixos, através da sua embaixada em Angola, e abrange somente as províncias do Cunene, Cuando Cubango e Benguela.

Segundo o responsável, o objectivo é promover a alfabetização de mulheres e adolescentes, criando, assim, as condições necessárias para o seu empoderamento económico.Salientou que, para  tal, foram seleccionadas actividades, como treinamento dos estudantes em três escolas do magistério ADPP, para realizar uma campanha que visa assegurar uma educação bem sucedida de mulheres e meninas, mobilizar os país nas comunidades a matricularem as suas filhas nas escolas primárias mais próximas.

"O Senso de 2014 mostrou que as mulheres são a maioria da população angolana, logo deixá-las para atrás nas suas dificuldades diárias é o mesmo que condenar a nossa sociedade ao fracasso. Este projecto surge na base dos esforços para reverter a situação e tornar as famílias mais estáveis e prósperas”, assinalou Paulo Chaculanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade