Sociedade

Mulheres serão capacitadas para serviços de mecânica

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) e a empresa União Comercial de Automóveis assinaram, ontem, em Luanda, um protocolo de cooperação, com a duração de um ano, para a capacitação de mulheres no domínio da mecânica.

27/01/2021  Última atualização 10H20
Acordo firmado assegura formação de mulheres © Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro
Nos termos do acordo, numa primeira fase serão formadas dez mulheres , em duas semanas, em aulas teóricas e práticas. A secretária de Estado, Elsa Bárber, disse que o protocolo dotará as participantes de conhecimentos sobre os fundamentos da mecânica automóvel. 

Sublinhou que esta é uma forma de estimular a participação das mulheres em áreas que, maioritariamente, são ocupadas por homens. "É exigência para uma sociedade mais justa e equilibrada, combatendo o preconceito e a discriminação sobre o género nos processos de selecção. Esta acção proporcionará uma maior inclusão e participação das mulheres na vida pública”, acrescentou. A directora nacional para Políticas Familiares, Igualdade e Equidade do Género do MASFAMU, Santa Ernesto, disse, por seu lado, que o acordo permitirá o reforço de competências e geração de renda para as famílias e a comunidade.  

Esclareceu que as 10 mulheres  a serem formadas farão, depois, o  mesmo com as outras,  de modo a se desconstruir a mentalidade de que a mecânica é uma área culturalmente reservada a homens. "Sentimos que, em termos de capacidade, é uma área em que as mulheres  podem intervir. Temos algumas experiências vivenciadas. Por isso, daremos  oportunidade a mulheres vulneráveis e, também, para as que já têm inclinação para mecânica”, explicou.    

O administrador para Área Financeira e Administrativa da União Comercial de Automóveis, José Saraiva, explicou que, para a empresa, a assinatura do protocolo surge no âmbito da sua responsabilidade social e dentro de  acções "que promovam a igualdade de género e a qualificação de mulheres”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade