Sociedade

Município do Chitato reforça equipas de resposta rápida

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

As equipas de resposta rápida à pandemia da Covid-19 no município do Chitato, Lunda-Norte, estão reforçadas, desde ontem, com a inclusão de 86 coordenadores de comissões de moradores.

21/01/2021  Última atualização 09H20
© Fotografia por: DR
São no total 86 coordenadores de comissões de moradores  que passam a integrar as duas equipas.
Ao intervir na abertura da acção formativa,  dirigida aos coordenadores das comissões de moradores, profissionais de saúde,   efectivos das forças de Defesa e Segurança,  o ad-ministrador do Chitato explicou que com esta iniciativa pretende-se  reforçar o controlo das medidas de prevenção e controlo do vírus nas comunidades.  
Gastão Cahata lembrou que o Chitato, com um cumulativo  de 205 casos,  das 230 infecções registadas  até terça-feira, na Lunda-Norte, é o epicentro da pandemia.

O administrador denunciou que  muitos doentes de Covid-19 em tratamento domiciliar têm violado os protocolos de isolamento estabelecidos pelas autoridades. Esclareceu que a inclusão de coordenadores das comissões de moradores nas equipas de resposta rápida visa, essencialmente,  assegurar o controlo dos  doentes e incumpridores da quarentena domiciliar.  
O responsável disse que, com base nos protocolos de tratamento, os  doentes   infectados passam, doravante,  a assinar um  termo de responsabilidade, com vista ao cumprimento  das medidas de biossegurança, principalmente a quarentena domiciliar.
Apelou aos coordenadores das comissões de moradores para  manterem o sigilo sobre o estado serológico dos doentes da Covid-19, no sentido de se evitar a estigmatização e discriminação.
O administrador alertou que a divulgação abusiva dos dados pessoais  e morada dos  doentes vai implicar  responsabilização criminal.

Dados  fornecidos pela Comissão Provincial  Multissectorial de Resposta à Pandemia da Covid-19, dão conta que, em termos globais,  até ontem, a Lunda-Norte tinha um cumulativo de  230 casos positivos, dos quais 126 activos, 100 recuperados e quatro óbitos. As mortes ocorreram no Chitato (3) e  no Cuango (1).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade