Mundo

Museveni proclamado vencedor das eleições

O Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, foi, ontem, oficialmente proclamado vencedor das recentes eleições presidenciais com 58,64 por cento dos votos.

17/01/2021  Última atualização 14H04
Museveni vencedor das eleições © Fotografia por: DR
De acordo com  a Comissão Eleitoral Nacional, citada pela Reuters, em segundo lugar ficou Bobi Wine, líder da oposição, com 34,83 por cento.

Ontem, ainda antes da proclamação oficial dos resultados, Bobi Wine, cujo nome real é Robert Kyagulanyi, alertou sobre a sua segurança, alegando que soldados cercaram-lhe a casa na noite de sexta-feira. Na véspera, Wine reivindicou vitória, apelidando de uma "completa farsa” os resultados preliminares que já davam ao Presidente Yoweri Museveni uma ampla vantagem.

Em declarações à Reuters, Wine disse que se sentiu ameaçado quando os soldados lhe cercaram a casa, depois de pularem a cerca do complexo onde habita.

 O Presidente Museveni, de 76 anos, começa agora um sexto mandato após quase quatro décadas no poder. Ontem, a Internet permaneceu desligada pelo terceiro dia consecutivo enquanto a contagem de votos continuava quando estavam apuradas 39 por cento das assembleias de voto, dando a Museveni uma vantagem inicial de 62 por cento. Wine obteve 29 por cento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo