Mundo

Mushingi indicado embaixador dos Estados Unidos em Angola

O diplomata Tulinabo Salama Mushingi foi nomeado pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, embaixador em Angola e São Tomé e Príncipe, deixando o posto em Dakar e Bissau.

18/04/2021  Última atualização 02H00
Segundo nota da Casa Branca, o sucessor de Nina Maria Fite em Angola é um veterano diplomata de carreira, com a categoria de conselheiro.
Antes do actual posto em Dakar e Bissau, Mushingi foi embaixador no Burkina Faso e chefe adjunto da Missão dos Estados Unidos em Addis Abeba, Etiópia.

Exerceu, também, funções de topo no Departamento de Estado e esteve colocado em representações diplomáticas norte-americanas em Dar-es-Salaam (Tanzânia), Casablanca (Marrocos), Moçambique e Malásia.
Doutorado pela Georgetown University, Mushingi é licenciado pela Howard University, além de graduado pelo Instituto Superior de Educação de Bukavu, República Democrática do Congo (RDC), seu país natal.

Segundo a nota da Casa Branca, além do inglês, como é óbvio, Tulinabo S. Mushingi fala fluentemente português, francês e swahili.
Depois de nomeados pelo Presidente, os diplomatas norte-americanos têm de ser confirmados no posto pelo Senado, depois de ouvidos em comissão.

Para substituir Mushingi em Dakar e Bissau, a Casa Branca indicou Michael Raynor, ex-embaixador dos EUA na Etiópia.
Raynor foi director de missão adjunto da Embaixada dos Estados Unidos em Cabul, Afeganistão, e também embaixador no Benin.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo