Economia

Negociações do Brent “acenam” para baixo

O preço do barril de petróleo Brent (referência de Angola) para entrega em Abril terminou ontem no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,85 por cento, para os 63,20 dólares.

02/03/2021  Última atualização 17H13
Planos de vacinação têm elevado o optimismo do mercado © Fotografia por: DR
O WTI caiu 2,20 por cento para 60,20 dólares por barril, abaixo da marca de 60 dólares para 59,80 por barril na Ásia.
Estes cenários, de baixa de procura e subida da oferta, impuseram-se ao o optimismo decorrente do avanço dos programas de vacinação e da possibilidade de redução das restrições nos próximos meses.
As dúvidas sobre a manutenção do consenso entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), em relação aos acordados cortes na produção puxaram a cotação para baixo.

A cotação do Brent alcançou nos últimos dias máximos de 13 meses, o que poderia levar alguns dos integrantes do cartel a reequacionar a estratégia, que sacrifica a extracção para aumentar o preço do barril.
A principal preocupação que pesa sobre os mercados de petróleo é a iminente reunião da OPEP + na quinta-feira. As expectativas estão a crescer de que a OPEP + irá aliviar ainda mais os cortes de produção.

O clamor entre alguns membros para reabastecer os seus cofres tende a ser uma força mais poderosa do que as reclamações externas sobre suprimentos escassos. No interesse da disciplina da OPEP +, os sauditas provavelmente irão aderir.
Com o mercado especulativo muito comprado, as quedas das três últimas sessões parecem correctivas antes da reunião de quinta-feira. A queda dos preços do petróleo é incompatível com uma visão de mundo de recuperação evidenciada pelos preços altíssimos das commodities e pela redução dos rendimentos dos títulos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia