Cultura

Novo candidato português à nomeação para o Óscar

O filme “Vitalina Varela”, do realizador Pedro Costa, é o novo candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, em substituição de “Listen”, de Ana Rocha de Sousa, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema (APC).

04/01/2021  Última atualização 18H39
© Fotografia por: DR
"Após a exclusão de ‘Listen’, comunicada no dia 18, procedeu-se a uma segunda votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, no sentido de garantir nova oportunidade de voto a todos os que haviam seleccionado o filme na primeira votação, assegurando a maior representatividade possível na escolha do candidato de Portugal”, indicou a APC, em comunicado.

A Academia de Cinema dos Estados Unidos rejeitou a candidatura portuguesa do filme "Listen”, de Ana Rocha de Sousa, à nomeação para Melhor Filme Internacional, levando a APC a abrir novo processo de selecção.
"Após análise do filme ‘Listen’ de Ana Rocha de Sousa, o ‘International Feature Film Executive Comittee’ considerou a candidatura não elegível e solicita o envio de um novo candidato com a máxima urgência possível”, diz o comunicado da academia.

A APC realçou que "o factor de exclusão prende-se com um dos critérios de elegibilidade que obriga a que pelo menos 50 por cento do filme candidato seja falado em língua não-inglesa”.
"Listen” tinha sido o mais votado entre os membros da APC, numa escolha entre quatro filmes portugueses propostos a discussão: "Listen”, de Ana Rocha de Sousa, "Mosquito”, de João Nuno Pinto, "Patrick”, de Gonçalo Waddington, e "Vitalina Varela”, de Pedro Costa.

Estes três últimos filmes voltaram a ser colocados à escolha, numa votação que decorreu durante três dias.
"Vitalina Varela” teve estreia mundial em Agosto do ano passado no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina.
Desde então, tem sido exibido e tem recebido vários prémios em diversos festivais internacionais de cinema.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura