Sociedade

Novos sistemas de captação de água na Lunda-Norte beneficiam 199 mil habitantes

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

Um total de 199.084 habitantes, de cinco sedes municipais da província da Lunda-Norte, beneficia desde segunda-feira de água potável, com a entrada em funcionamento de novos sistemas de captação, tratamento e distribuição, inaugurados pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

01/02/2021  Última atualização 21H35
Inauguração do sistema permite agora a produção de 110 metros cúbicos de água por hora © Fotografia por: Edições Novembro
O ministro  procedeu às inaugurações dos sistemas das sedes municipais de Lucapa e Chitato  e  hoje efectuará a entrega oficial de infra-estruturas semelhantes no Cuílo, Lubalo e Xá-Muteba.  O  presidente do Conselho de Administração da Empresa Pública de Águas e Saneamento da Lunda-Norte (EPASLN), André Camilo, explicou que,  com os cinco novos sistemas de abastecimento, a capacidade de produção da província fica reforçada com mais 110  metros cúbicos por hora,  8.672   ligações domiciliárias e 110 chafarizes. 

André Camilo disse que, ao todo, o Executivo, através da Direcção Nacional das Águas,  investiu mais de 53 milhões de dólares para a implementação dos cinco projectos. Os projectos, disse, foram executados pelo mesmo empreteiro, a empresa  CTC/CBITEC. 

Destacou que os empreendimentos sociais inaugurados terão um impacto positivo na vida das populações, principalmente na redução das dificuldades que enfrentavam e no combate às doenças de origem hídrica.  A entrada em funcionamento dos sistemas de água potável possibilitou a criação de 27  novos postos de trabalho directos, afirmou André Camilo. 

No Lucapa e Chitato,  os  trabalhos, segundo o responsável, estiveram essencialmente voltados para a reabilitação  das captações, estações elevatórias das águas brutas, com a substituição das bombas, centros de distribuição e  a desinfecção dos edifícios e reservatórios existentes. 

No Lucapa estima-se que a  população a ser abrangida é de 82.100 habitantes. Foram efectuadas ainda 795 ligações domiciliares, 5.705 outras  por torneiras de quintal e a construção de 61 chafarizes. Por sua vez, o sistema  da sede municipal do Chitato, que  deverá beneficiar 21.785 habitantes,  vai produzir 150 metros cúbicos por hora de água potável. 

No  Cuílo foi instalado um sistema que prevê beneficiar 7.523 habitantes.A captação vem do  rio Txifa, com a capacidade de 60 m3/hora. Conta, ainda, com 152 ligações domiciliares, 237 ligações por torneiras de quintal e 13 chafarizes . O Sistema de  Águas de Xá-Muteba  prevê abranger  uma população estimada em 8.116 habitantes. 

A   captação tem uma capacidade de produzir  50 metros cúbicos por hora. Contará, igualmente, com 53 ligações domiciliares, 335 ligações por torneiras de quintal e 9 chafarizes. No local, João Baptista, além do governador Ernesto Muangala e do secretário de  Estado das Águas Lucrécio Costa, esteve também acompanhados pelos presidentes dos conselhos de administração das empresas do sector  de energia, constatou as obras da central térmica local.

Concebida para uma capacidade de 2 megawatts, as previsões apontam que a central térmica do Lucapa arranque ainda este ano. No Lubalo, os indicadores apontam que o sistema vai   abastecer 9.580 habitantes. A captação vai produzir 50 metros cúbicos de água por hora e conta com 136 ligações domiciliares, 204 por torneiras de quintal e a construção de 12 chafarizes. 

Laboratório 

O ministro João Baptista Borges inaugurou também, segunda-feira, o Laboratório Provincial de Análises de Qualidade de Água,  instalado no distrito urbano do Mussungue, município do Chiato.  O presidente do Conselho de Administração da Empresa Pública de Águas e Saneamento da Lunda-Norte explicou que a infra-estrutura permitiu a criação de cinco novos empregos directos.
 Os jovens beneficiados, designados por operadores,  assegurarão os serviços de execução de amostras, registo de fisioquímica e análise microbiologia.  

Luachimo 
O ministro constatou ainda as obras de reabilitação do aproveitamento hidroeléctrico e aumento de potência da barragem do Luachimo, no Dundo, tendo dito,  no final, que ficam concluías entre Setembro e Outubro do concorrente ano.  A barragem está a ser reforçada de 8,4 para 34 megawats de energia e, até à sua conclusão, deverá beneficiar  cerca de  10.600 famílias da cidade do Dundo, incluindo os municípios do  Cambulo, Lucapa e arredores. 

 João Baptista Borges disse que  as dificuldades, em termos de execução financeira, constituem o maior constrangimento, inviabilizando, sobretudo, a transportação dos equipamentos electromecânicos, que estão a ser fabricados fora do país. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade