Mundo

Nyusi pede reforço da acção contra rebeldes

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, apelou, ontem, às Forças de Defesa e Segurança (FDS) para o reforço da coordenação no combate à violência armada no Norte e Centro do país, defendendo o “rápido restabelecimento” da estabilidade nas duas regiões.

16/05/2021  Última atualização 07H00
O Presidente defende rápido restabelecimento da segurança © Fotografia por: DR
"Urge a necessidade do reforço da acção e coordenação conjunta por forma a lograrem-se melhores resultados operativos, sem descurarem a implementação de medidas de protecção de pessoas vulneráveis que se encontram nas áreas em conflito”, exortou Nyusi.
O Chefe do Estado moçambicano falava num encontro com oficiais da Polícia da República de Moçambique (PRM), por ocasião da passagem do 46.º aniversário da criação da corporação, que se assinala no próximo dia 17.

Filipe Nyusi sublinhou que "os moçambicanos merecem viver em paz e segurança” devendo os membros da PRM "no activo e mesmo na reserva aprimorar a disciplina e rigor e intensificar as acções operativas em todas as frentes”.
As FDS, prosseguiu, devem empenhar-se no combate aos grupos armados que protagonizam ataques no Norte do país e à chamada Junta Militar da Renamo, que actua na região Centro.

Além da violência armada, o Estado moçambicano deve enfrentar os desafios da criminalidade organizada, tráfico de pessoas e de drogas, bem como os delitos económicos, incluindo o branqueamento de capitais, acrescentou.
"Mostra-se premente que se prossiga a reflexão interna sobre as formas de intensificação e aperfeiçoamento da formação e especialização dos diversos profissionais para ajustá-los às novas manifestações criminais”, declarou Filipe Nyusi.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo