Mundo

Nyusi volta a apelar à rendição dos rebeldes

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, voltou, ontem, a apelar à rendição do líder da Junta Militar da Renamo, Mariano Nhongo, e à sua adesão ao processo de Desmilitarização, Desarmamento e Reintegração (DDR) do antigo braço armado da oposição.

18/01/2021  Última atualização 09H35
Filipe Nyusi, voltou, a apelar à rendição do líder da Junta Militar da Renamo © Fotografia por: DR
O Chefe de Estado, segundo a Lusa, falava em Maputo, no encerramento do quinto curso de operações de combate ao terrorismo das Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas.
Um grupo de dissidentes da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), a auto-proclamada Junta Militar da Renamo, tem protagonizado ataques armados que já provocaram a morte de 30 pessoas desde Agosto de 2019.

Em Outubro, Filipe Nyusi anunciou uma trégua na perseguição à Junta Militar da Renamo, mas as tentativas de aproximação para um diálogo fracassaram, com as duas partes a trocarem acusações. No entanto, no final de Dezembro, o antigo líder guerrilheiro anunciava a suspensão de emboscadas e ataques a viaturas nas estradas e aldeias do Centro de Moçambique, para permitir o início de negociações de paz com o Governo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo