Opinião

O dia em que o bairro só cheirava a carapau

Depois de banzelar (pensar) muito, Mamungua, mesmo sem dinheiro para zozar (pagar) o táxi, decidiu sair do mbila (Sambizanga) até a cidade do Kilamba para pedir uns trocados – 1500 kwanzas - ao seu irmão, o Do Azul, para comprar a botija.

11/04/2021  Última atualização 08H50
© Fotografia por: DR
Felizmente o Panhanha, o Dacantina e o Cafaia dão com o Mamungua na placa. Vendo o kota meio triste, como candengues entraram na mente do Mamungua. Este abriu o jogo. Explicou o que se estava a passar.
É assim que o Panhanha pediu ao Mamungua para estar descansado, que a situação podia ser resolvida. Ligou para o Kinama.

E com quem o Kinama estava? O primo dele na parte da mãe, o deputado Marido, como é conhecido no bairro, e o ministro Cazucota, como também é conhecido no bairro. Estavam a matambar (matabichar) num restaurante.

Kinama como sabia que podia receber um sembele (valor monetário), pediu para transmitir ao Mamungua para ter calma e que podia preparar já dez botijas de gás, porque ia ferver (ter dinheiro).
Mamungua, depois de receber a dica, e como acredita nos ndengues, disse: "eu fui grande amigo dos vossos pais e vou continuar, porque sei que ele está junto ao Senhor, onde tarde ou cedo vamos nos encontrar. O que não quero é que me fintem (aldrabem)”.

Assim que Mamungua acaba de falar, o Kinama está a aparecer. Vem de trás do beco do Zé-Kilamba, na rua que vai da placa onde estacionava o grupo Sandokan. Kinama, como tinha kitadi (dinheiro), saca do bolso 20.000 kwanzas e entrega ao Mamungua, que não estava a acreditar.

Mamungua, como estava furioso por causa da atitude da ngavive, mandou o Panhanha ir entregar o kumbú. A ngavive recebeu com agrado e disse que "o meu mbandi (marido) faz tudo pela família”.
O Panhanha explicou como a ngavive do Mamungua recebeu o dinheiro e o que disse. É assim que o Kinama entra em cena. Disse que acompanhou a grande discussão dos seus primos, o deputado e o ministro.

Mamungua não gostava de ouvir muito de política. Mas o Kinama, naquele falar próprio dele, no truque, entra em política. Disse que o ministro falou que tem dinheiro para o investimento público e que os deputados nunca vão fiscalizar as obras.

O Kinama, segundo ele, só viu a pasta de mão do ministro a balar (lutar) dali para ali, quer dizer, o kumbú queria sair. Como o ministro estava a ver que o kumbú queria mesmo sair, sacou cem paus (cem mil kwanzas) e entregou ao Kinama, com o seguinte aviso: "Por favor, é para ajudar também as pessoas do bairro”. 

Mas o ministro, entre linhas, avisou: "Não é meu trabalho fiscalizar se você ajudou ou não os mais necessitados do bairro. Mas se você não ajudar eu vou saber por terceiros”.
O Kinama pode ser tudo, mas a verdade é que comprou carapau para as ngavives da banda e a banda só estava a cheirar mesmo a carapau. Todas as ngavives grelharam carapau.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião