Mundo

O mundo pós-pandemia em números (2)

A “The Economist” afirma que a recuperação dos efeitos da crise da Covid-19 produz, em 2021, um forte aumento nas taxas de crescimento global e de algumas regiões, mas nenhum dos maiores países se expandirá o suficiente para entrar nos dez primeiros.

12/01/2021  Última atualização 09H54
Recuperação dos efeitos da crise da Covid-19 © Fotografia por: DR
Itália
Crescimento do PIB: 5,8
PIB per capita: $33 630
(PPC: $42 610)
Inflação: 0,8%
Saldo orçamental:
(% PIB) -5,2
População: 60,4 milhões
O interesse nacional ajudou a unir um Governo de coligação turbulento, mas o Primeiro-Ministro, Giuseppe Conte, não tem apoio para fazer reformas básicas na economia, como a redução da burocracia e da corrupção. A compra de activos pelo Banco Central Europeu subscreverá a instável dívida soberana da Itália, desde que o país retorne à disciplina orçamental rígida à medida que a pandemia diminuir. A economia vai suportar uma das mais graves recessões induzidas pelo vírus da Europa e a recuperação será lenta. O défice orçamental diminuirá depois do pico de 2020 e a dívida pública baixará modestamente em percentagem do PIB.

Letónia
Crescimento do PIB: 4,9%
PIB per capita:
$17 680 (PPC: $22 850)
Inflação: 0,9%
Saldo orçamental:
(% PIB) -2,4
População: 1,9 milhões
O Governo de centro-direita tomou posse mesmo a tempo de enfrentar o início do surto da Covid-19 e decretou o Estado de Emergência. À medida que a economia for recuperando, as falhas na coligação ressurgirão. O Nova Unidade, o partido do Primeiro-Ministro, Krisjanis Karins, é o mais pequeno da coligação, enquanto três partidos aliados são novos no Governo. Mais dois, o partido populista A Quem Pertence o Estado? e a eurocéptica Aliança Nacional, irão afastar a política do consenso de centro-direita de longa data do país. A dependência das exportações tornou a economia especialmente vulnerável durante a crise, mas o aumento da procura europeia apoiará o crescimento em 2021.

Lituânia
Crescimento do PIB: 3,8%
PIB per capita: $22 230
(PPC: $40 360)
Inflação 1,6%
Saldo orçamental:
(% PIB): -2,4
População: 2,7 milhões
Uma coligação instável foi substituída por uma aliança igualmente frágil nas eleições de Outubro de 2020, liderada pela oposição da União Nacional - Democratas Cristãos Lituanos. Os objectivos de longo prazo do país (abordar uma baixa taxa de natalidade, a emigração em massa e fortalecer os laços com a UE e a NATO) permanecerão, mas reparar os danos da Covid-19 será a prioridade. A recuperação económica será substancial, mas não eliminará as perdas de 2020.

Noruega
Crescimento do PIB: 3,0%
PIB per capita: $70 130
(PPC: $66 670)
Inflação: 1,4%
Saldo orçamental: (% PIB) 1,3
População: 5,4 milhões
Uma resposta eficaz à pandemia fortaleceu a posição da coligação de centro-direita que se encaminha para as eleições em Setembro. Actuando como um Governo minoritário desde a retirada do Partido do Progresso de extrema-direita no início de 2020, a coligação conta com o apoio da oposição para aprovar a legislação, retardando o progresso na agenda política. Os preços baixos do petróleo significam menos receita de exportação, mas o fundo soberano do petróleo dá ao Governo algum espaço orçamental para amenizar o impacto da pandemia, o que foi feito com amplas medidas de apoio.

Países Baixos
Crescimento do PIB: 4,1%
PIB per capita: $55 980 (PPC: $59 140)
Inflação: 1,1%
Saldo orçamental:
(% PIB): -2,1
População: 17,4 milhões
A coligação governante, formada depois de quase sete meses de negociações pós-eleitorais em 2017, não tem maioria em nenhuma das câmaras e tem feito um mandato coxo. Mesmo assim, graças a uma resposta pública maioritariamente positiva ao  tratamento da pandemia, deve emergir no primeiro lugar das eleições de Março, com o Partido do Povo para a Liberdade e a Democracia (liderado pelo Primeiro-Ministro, Mark Rutte) como o maior partido. O programa de redução de impostos ficará em segundo lugar na recuperação da economia.

Polónia
Crescimento do PIB: 4,2%
PIB per capita: $16 100 (PPC: $35 000)
Inflação: 2,4%
Saldo orçamental:
(% PIB): -3,9
População: 37,8 milhões
O Governo, liderado pelo Partido Lei e Justiça, socialmente conservador e economicamente intervencionista, vai avançar com reformas institucionais que incluem colocar a justiça sob maior controlo político e restringir a comunicação social independente. A UE vai reclamar, mas os aliados da Polónia no bloco impedirão acções punitivas. O apoio orçamental e uma recuperação do consumo privado ajudarão a restaurar a maior parte do terreno económico perdido com a pandemia, ela própria modesta para os padrões europeus.

Portugal
Crescimento do PIB: 5,0%
PIB per capita: $23 410 (PPC: $35 430)
Inflação: 0,4%
Saldo orçamental:
(% PIB): -3,0
População: 10,2 milhões
O Governo minoritário do segundo mandato do Primeiro-Ministro, António Costa, do Partido Socialista, terá mais dificuldade do que no primeiro mandato para garantir o apoio parlamentar para a agenda legislativa, embora a solidariedade induzida pela pandemia ajude por algum tempo. Depois de um excedente orçamental em 2019, os gastos relacionados com o vírus fizeram o défice crescer e os gastos serão limitados nos próximos anos. O golpe económico do confinamento interno e da proibição de viagens internacionais foi substancial, pelo que a recuperação será lenta.

Reino Unido
Crescimento do PIB: 6,9%
PIB per capita: $ 40 290
(PPC: $47 130)
Inflação: 0,5%
Saldo orçamental:
(% PIB): -7,1
População: 68,2 milhões
O país começa 2021 totalmente fora da UE, mas já com novo acordo comercial com o seu maior parceiro. O impacto disso será significativo em alguns sectores, mas o golpe da Covid-19 será muito maior. Uma resposta tardia e mal planeada cobrou um preço terrível em vidas e danos económicos, embora as intervenções orçamentais decisivas mitigassem o golpe para muitos. O Governo do Partido Conservador do Primeiro-Ministro, Boris Johnson, havia prometido anteriormente um programa de investimentos para aumentar a produtividade, mas isso poderá ser restringido por exigências de consolidação fiscal dentro do seu próprio partido.

República Checa
Crescimento do PIB: 4,4%
PIB per capita: $24 800 (PPC: $42 830)
Inflação: 1,9%
Saldo orçamental:
(% PIB) -3,9
População: 10,7 milhões
O Primeiro-Ministro, Andrej Babis, lidera uma coligação desconfortável do movimento centrista ANO e do Partido Social-Democrata checo, de centro-esquerda, que depende de um pacto com o Partido Comunista da Boémia e Morávia, de extrema-esquerda, mas vai-se aproximar das eleições de Outubro com a esperança num segundo mandato. Ele vai-se concentrar na recuperação pós-pandemia a nível interno e prosseguir uma política externa pró-UE, enquanto pressiona Bruxelas para mais financiamento. A produção e a procura do consumidor irão recuperar, voltando aos níveis de 2019.

Roménia
Crescimento do PIB: 4,2%
PIB per capita: $13 050
(PPC: $32 650)
Inflação: 2,8%
Saldo orçamental:
(% PIB): -6,6
População: 19,1 milhões
Depois de um hiato em que os principais partidos se uniram para enfrentar a pandemia, a instabilidade política está de regresso. O principal partido da oposição, o Partido Social-Democrata, está desorganizado, e o Governo minoritário liderado pelo Partido Nacional Liberal (PNL), cumprirá o resto da legislatura que vai até ao início de 2021. As eleições parlamentares, que devem ser realizadas por volta de Março, levarão a uma coligação de centro-direita centrada no PNL. A recuperação da recessão pandémica será limitada.

Rússia
Crescimento do PIB: 3,0%
PIB per capita: $10 540 (PPC: $28 470)
Inflação: 3,9%
Saldo orçamental: (% PIB) -2,0)
População: 148,9 milhões
A Covid-19 abalou a economia, além de que os preços do petróleo baixos, a procura global fraca, a política orçamental cautelosa e as sanções ocidentais retardarão a recuperação em 2021. Mudanças constitucionais fortaleceram o cargo da Presidência e permitiram que Vladimir Putin o ocupasse, em teoria, até 2036. O Governo implantará uma combinação de ferramentas para reprimir a oposição, desde prisões e envenenamentos a trolls online. O Governo projectará a influência russa na vizinhança e mais além.


Suécia
Crescimento do PIB: 2,9%
PIB per capita: $55 690 (PPC: $56 880)
Inflação 1,82%
Saldo orçamental:
(% PIB) -2,5
População: 10,2 milhões
Uma resposta relativamente pouco interventiva ao surto de Covid-19, em última análise, não protegeu a economia e contribuiu para uma alta taxa de mortalidade, especialmente em lares de idosos, minando o apoio inicial ao Governo de coligação de centro-esquerda do Primeiro-Ministro Stefan Lofven. Uma comissão multipartidária tem lutado para chegar a um acordo sobre uma política de migração que evite um desafio dos Democratas Suecos de ex-trema-direita sem ofender as sensibilidades liberais, e isso continuará a ser uma questão política viva quando a legislação temporária expirar em 2021. Um acordo de coligação que teria virado a política económica para a direita permanecerá em espera enquanto o Governo se esforça para restaurar a economia.

Suíça
Crescimento do PIB: 3,5%
PIB per capita: $84 770 (PPC: $70 270)
Inflação: 0,3%
Saldo orçamental: (% PIB) -1,2
População: 8,7 milhões
O Partido Popular Suíço (SVP), que detém a maior parte dos assentos parlamentares e dois lugares no Conselho Federal de sete membros, enfrenta um desafio crescente dos Verdes, o partido de crescimento mais rápido. Um referendo patrocinado pelo SVP sobre a limitação da imigração da UE foi rejeitado em Setembro de 2020, prejudicando ainda mais a marca do SVP. Um estrito confinamento devido à Covid-19, que provocou raros protestos de rua, suprimiu o contágio e as mortes, mas a um alto custo económico, que em 2021 será apenas parcialmente reparado.

Turquia
Crescimento do PIB: 3,6%
PIB per capita: $7 690 (PPC: $29 900)
Inflação: 10,8%
Saldo orçamental: (% PIB) -4,8
População: 85 milhões
O Presidente, Recep Tayyip Erdogan, respondeu à crise causada pela Covid-19 pressionando o banco central a relaxar a política monetária e injectando mais crédito na economia através de bancos públicos, minando a já frágil estabi-
lidade financeira do país. Os credores externos de que o país depende estão cada vez mais cautelosos, enquanto as escassas reservas estrangeiras dificultam a defesa da lira, agravando o risco de uma crise cambial. O país caminha para uma desaceleração brusca em 2021 e fica cada vez mais isolado.

Ucrânia
Crescimento do PIB: 5,7%
PIB per capita: $3750
(PPC: $13 630)
Inflação: 6,7%
Saldo orçamental: (% PIB) -4,4
População: 41,7 milhões
O ambicioso programa de reformas proposto pelo Presidente, Volodymyr Zelensky, foi derrubado pela pandemia e o confinamento apagou muito do crescimento económico alcançado desde o choque da anexação da Crimeia pela Rússia em 2014. Divergências no partido Servo do Povo, de Zelensky, veladas durante a pandemia, reaparecerão quando a emergência abrandar. Os credores internacionais serão pacientes por enquanto, mas um retorno às reformas será necessário se a Ucrânia quiser cumprir as contas, enquanto o conflito latente no Leste pesará sobre as perspectivas de crescimento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo