Cultura

Obra de Malangatana atinge valor mais alto

Uma pintura do artista mo-çambicano Malangatana, relacionada com a Independência de Moçambique, foi a obra mais cara, por quase nove mil dólares, de um conjunto de trabalhos de artistas lusófonos leiloados há uma semana, em Nova Iorque, pela Bonhams.

11/05/2021  Última atualização 07H00
Quadro do angolano António Ole foi leiloado por 5.100 dólares © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
As obras dos artistas mo-çambicanos Malangatana, Bertina Lopes, Ernesto Shikhani e do angolano António Ole foram vendidas por preços entre 3.500 e 7.430 euros, num leilão de Arte Moderna e Contemporânea Africana realizado em Nova Iorque, com participantes ‘online’ e por telefone, com transmissão em directo pela Internet.

A descolonização de países africanos foi o tema de dois trabalhos do conjunto de trabalhos lusófonos, do qual o mais caro foi uma pintura que data de 1965, sem título, de Malangatana Valente Ngwenya (de Moçambique, 1936-2011), vendida por 8.925 dólares, um valor que inclui impostos e comissão.

"Como a maioria das pinturas de Malangatana de meados dos anos 1960, esta obra retrata as preocupações e lutas de pessoas comuns enquanto o seu país natal, Moçambique, lutava pela Independência de Portugal”, lê-se na descrição elaborada pela leiloeira.

Segundo a Bonhams, Malangatana foi considerado "uma figura proeminente”, que terá influenciado a "estética africanista” e que não escondia uma íntima ligação do seu trabalho com as condições sociopolíticas de Mo-çambique durante a luta pela Independência, conquistada em 1975.
A pintura a óleo "Sonho no Espaço” de Bertina Lopes (Moçambique, 1924-2012), foi o primeiro trabalho a ser vendido no leilão de 50 lotes da Bonhams, por 6.375 dólares.

 A pintura inscrita com a palavra "Untitled” (sem tí-tulo) do artista angolano António Ole, nascido em 1951, foi leiloada por 5.100 dólares, valor final.
Já a "Libertação dos Povos Negros”, pintura datada de 1974 de Ernesto Shikhani (moçambicano, 1934-2010), foi vendida por 4.200 dólares, um valor que não reflecte ainda os impostos e comissão para a leiloeira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura