Política

OMA promete ajudar a fomentar auto-emprego

Yara Simão

Jornalista

A secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Joana Tomás, prometeu, ontem, trabalhar com as instituições do Estado, no sentido de potencializar as mulheres com formação técnico-profissional, em vários sectores, para fomentar o auto-emprego.

16/04/2021  Última atualização 09H01
Joana Tomás disse que vai dar continuidade aos projectos © Fotografia por: Alberto Pedro | Edições Novembro
Joana Tomás fez a promessa à imprensa, em Luanda, depois de uma visita do grupo de acompanhamento do Bureau Político do MPLA para OMA, liderado pelo secretário-geral do partido, Paulo Pombolo.
A OMA, disse, já traçou as linhas de actuação, começando por dar continuidade aos projectos encontrados relativos ao combate à violência doméstica, violação de menores, bem como a elaboração de planos e projectos, para uma redinamização da campanha de alfabetização.

"Uma das nossas maiores preocupações é a violação de menores, que estão a sofrer dentro dos lares, espaços onde deveriam ser acolhidas. Esta situação continua preocupante, por serem, na sua maioria, os progenitores os próprios agressores”, lamentou Joana Tomás.
Outra das prioridades na agenda da OMA, adiantou, é o fortalecimento das estruturas da organização para continuar a sensibilizar e mobilizar as mulheres a ingressarem na OMA, com o foco virado para as eleições de 2022.

No que diz respeito à mulher rural, a organização feminina do MPLA vai advogar, junto das instituições governamentais, um programa de formação para que as camponesas estejam melhor capacitadas em termos de técnicas agrárias, para o melhor tratamento e escoamento dos produtos.
A secretária-geral da OMA garantiu que vai ter uma relação de proximidade com as mulheres. O primeiro passo já está agendado para a próxima semana, momento em que o Secretariado Executivo Nacional vai sair à rua e dialogar com as mulheres sobre o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e sensibilizar a sociedade sobre as medidas de biossegurança contra a Covid-19.

"Não vamos desobedecer as medidas de biossegurança. Agora temos várias estirpes da doença, não queremos somar mais óbitos, vamos proteger-nos e proteger as nossas famílias. Usar máscaras, lavar as mãos ou desinfectá-las com álcool em gel é dizer não à Covid-19”, exortou Joana Tomás.



MPLA no Cazenga prepara quadros
O MPLA no município do Cazenga está a trabalhar para vencer as eleições gerais de 2022. A afirmação foi feita pelo membro do Grupo de Acompanhamento do Comité Provincial do MPLA para aquele município, Fibe Cambuandi.

Ao intervir na abertura do seminário metodológico municipal sobre a organização do trabalho do partido, Fibe Cambuandi sublinhou que a garantia da vitória do MPLA nas eleições gerais de 2022 exige um trabalho árduo e engajamento total dos quadros, dirigentes e militantes. "Estamos a formar e capacitar os nossos quadros em todos os escalões para vencermos os próximos desafios eleitorais”, disse.

Referiu que as vitórias nos pleitos eleitorais não são resultado do acaso, mas sim dependem de uma boa organização e abnegação dos membros do partido do topo à base.
O primeiro secretário municipal do MPLA no Cazenga, José Andrade, disse que o partido na região "goza de boa saúde” e está preparado para vencer as eleições de 2022.

Em relação à reunião metodológica, José Andrade esclareceu que enquadra-se nos preparativos do VIII Congresso Ordinário do MPLA, previsto para Agosto, visando definir as premissas dos 55 por cento de renovação e 45 de continuidade, bem como em relação à paridade de 50 por cento de género.

O seminário analisou questões relacionadas com o processo orgânico do VIII Congresso Ordinário do MPLA, Comunicação e Marketing Político, MPLA e as eleições gerais de 2022, bem como a situação económica e social do município.
Fula Martins

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política