Coronavírus

OMS admite possibilidade de transmissão do vírus através de segundo animal

Um estudo conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da China sobre a origem do Sars-CoV-2 sugere que a transmissão do vírus de morcegos para outro animal, e desse animal para seres humanos, é o cenário mais provável, indica um rascunho do relatório sobre a investigação realizada na China que a OMS deverá publicar nos próximos dias, citado pela Associated Press.

30/03/2021  Última atualização 11H31
Organização Mundial da Saúde © Fotografia por: DR
O rascunho do relatório considera ainda que a possibilidade do novo coronavírus ter escapado de um laboratório é "extremamente improvável”.
As descobertas da equipa de especialistas da OMS que esteve em Wuhan entre meados de Janeiro e meados de Fevereiro vão ao encontro do esperado, e deixam muitas perguntas sem resposta.
Os especialistas propõem que sejam realizadas mais investigações em todas as áreas e hipóteses, exceptuando a da fuga do Sars-CoV-2 de um laboratório.

Os peritos da OMS também analisaram o vírus que mais se aproxima do Sars-CoV-2 e que pode ser encontrado nos morcegos. No entanto, o relatório afirma que "a distância evolucionária entre esses vírus nos morcegos e o Sars-CoV-2 foi estimada em várias décadas, o que sugere um elo em falta”.

O documento é inconclusivo relativamente à possibilidade de o mercado de marisco Wuhan ter sido o ponto de origem do surto do novo coronavírus. A descoberta de outros casos antes do surto neste mercado indica que pode ter começado noutro local. O rascunho do relatório destaca que podem ter existido casos com sintomas mais ligeiros que não foram detectados e que podem representar uma ligação entre o mercado e infecções anteriores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login