Mundo

OMS projecta terminar análise sobre uso emergencial da Sputnik V em Julho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) projectou hoje que deverá terminar a análise sobre o uso emergencial da vacina russa contra a covid-19, Sputnik V, em Julho.

30/04/2021  Última atualização 18H02
© Fotografia por: DR

"Com relação à vacina do Instituto Gamaleya, que é chamada Sputnik V, o processo ainda está em andamento junto à OMS. A empresa entrou com um pedido de listagem de uso emergencial em 09 de Fevereiro", disse Mariângela Simão.

A directora-geral assistente da OMS explicou que o processo de análise da vacina russa ainda está em aberto na organização, ao ser questionada sobre a posição da organização após o imunizante não ter sido aprovado para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do Brasil.

"O Instituto Gamaleya ainda está em fase de fornecimento de dados para o dossiê da OMS, mas a OMS já teve uma equipa junto com a Agência Europeia do Medicamento fazendo inspecções na Rússia, agora no mês de Abril, para [averiguar] boas práticas clínicas e, a partir de 10 de Maio, por três semanas, vai estar inspeccionando quatro locais de produção da Sputnik V, na Rússia", acrescentou.

A dirigente da OMS informou que o órgão espera, se tiver acesso às informações e as inspecções concluídas na Rússia, concluir "a análise do processo integral do Instituto Gamaleya durante o mês de Julho".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo