Mundo

OMS recomenda uso de ivermectina apenas em ensaios clínicos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que as evidências actuais sobre o uso de ivermectina para tratar doentes com covid-19 são inconclusivas, recomendando que seja usada apenas em testes clínicos até existir mais informação.

31/03/2021  Última atualização 19H42
Esta recomendação abrange pacientes com qualquer forma de Covid-19 © Fotografia por: DR

Esta recomendação, que abrange pacientes com qualquer forma de Covid-19, passa a estar integrada nas linhas orientadoras da OMS para o tratamento da doença, anunciou a organização em comunicado.

A ivermectina é um antiparasita de largo espectro, incluído na lista de medicamentos da OMS para várias doenças parasitárias. Utiliza-se no tratamento da chamada cegueira dos rios, em doenças transmitidas pelo solo e também para tratar casos de sarna.

Um grupo de trabalho foi criado devido ao aumento da atenção internacional a este medicamento como possibilidade para tratar doentes com covid-19, explicou a OMS, acrescentando tratar-se de um painel independente de peritos internacionais, que inclui "especialistas em cuidados médicos de várias especialidades e também um especialista em ética e pacientes-parceiros".

O grupo reviu os resultados compilados de 16 ensaios clínicos, de pacientes internados e não internados (num total 2.407).

"Eles determinaram que a evidência sobre se a ivermectina reduz a mortalidade, necessidade de ventilação mecânica, necessidade de hospitalização e tempo para melhoria clínica em pacientes com covid-19 é de certeza muito baixa, devido aos fracos dados e limitações metodológicas dos ensaios disponíveis, incluindo o pequeno número de eventos", justifica a OMS no documento.

O painel não analisou o uso da ivermectina para prevenir covid-19, o que está fora do âmbito das actuais directrizes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo