Sociedade

ONU entrega dez mil caixas com insumos de nutrição

Rodrigues Cambala

Jornalista

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) doou, ontem, um total de dez mil caixas de produtos alimentares e utensílios de higiene, para reabilitar 5.826 crianças com desnutrição aguda, atendidas, diariamente, em unidades hospitalares de Luanda.

13/05/2021  Última atualização 09H01
Alimentos e medicamentos reforçam combate à malnutrição © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro
O representante adjunto do Unicef, Andrew trevett, assegurou, no acto de entrega que decorreu no Hospital Municipal dos Cajueiros, que os bens entregues vão ser distribuídos nas unidades sanitárias dos municípios de Cazenga, Belas e Talatona, e nos distritos urbanos da Maianga e do Sambizanga. 
O donativo, que contou com o apoio da União Europeia e do Governo do Japão, está composto de leite terapêutico, medidores de perímetro branquial, balanças, máscaras cirúrgicas, vitamina A e albendazol. 
  Em breve, anunciou, outras 1.104 crianças, localizadas nos municípios de Cacuaco e Viana, que padecem de má nutrição, vão igualmente beneficiar de produtos diversos, com o apoio do Governo do Japão.   
Ao reconhecer que a nutrição tem sofrido com o impacto negativo da pandemia da Covid-19, Andrew Trevett avançou que o Unicef tem apoiado acções de cuidados pré-natais, intra-partos e pós-natal de qualidade em unidades de saúde e programas de saúde, liderados pela comunidade. 
  Com o apoio da União Europeia e Governo do Japão, foram formados, recentemente, 229 técnicos, saídos de unidades sanitárias, que agora estão a reforçar o serviço de tratamento a crianças desnutridas. 
A directora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, confirmou que foram formados, além de técnicos da saúde, mobilizadores sociais que vão a casa das mães, para encorajar o tratamento. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade