Política

ONU financia mais de 50 milhões de dólares

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem para o ano em curso um financiamento de 56,3 milhões dólares para apoiar o plano de resposta socioeconómico, face à Co-vid-19 e a cooperação para o desenvolvimento sustentável com Angola.

13/05/2021  Última atualização 11H00
Zahira Virani disse que o financiamento está direccionado à transformação económica e social © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
De acordo com a Angop, que cita a coordenadora residente das Nações Unidas à Angola, Zahira Virani, do valor global, 36,5 milhões já estão disponíveis e a outra parte vai ser mobilizada junto de parceiros, doadores e outros fundos da ONU. O financiamento, gerido pelas 12 agências da ONU presentes em Angola, está direccionado à "transformação económica e social”, empoderamento da mulher, meio ambiente e resiliência da população vulnerável, bem como democracia e estabilidade.

A representante das Na-ções Unidas em Angola disse, terça-feira, à Angop, no final de uma visita ao Lubango, que a ONU tem um projecto do Fundo Global, onde várias agências estão a trabalhar de uma maneira integrada, para apoiar a população directamente com alimentação, capacitação e resiliência. Reiterou a disponibilidade da organização em colaborar em projectos e programas socio-económicos que visam o bem-estar da população, de maneira a se atingirem as metas da Agenda 2030.

Segundo a diplomata, a ONU está, não só a dar uma resposta de forma emergencial, mas também a reforçar a resiliência das famílias, para ultrapassar com facilidade as situações de crise climáticas, como a seca. Em 2020, disse, as Nações Unidas financiaram, em Angola, mais de 45 milhões de dólares.
Zahira Virani concluiu, na terça-feira, uma visita de quatro dias à província da Huíla.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política