Opinião

09/05/2021 Última atualização 10H21
Opinião

Imprensa: pedra angular

A percepção do grau de liberdade existente num país está frequentemente ligada à diversidade de vozes que constroem a comunicação social.

09/05/2021 Última atualização 10H18
Opinião

Datas e actos marcantes

Pensei no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa comemorado no passado dia 3, enquanto esboçava a crónica desta semana. Reflecti sobre a data e no que representa para o cidadão angolano a liberdade de expressão. Ela foi difícil e paulatinamente conquistada, e permitiu-nos sonhar com milhares de palavras certas para aspirarmos à arte de bem escrever.

09/05/2021 Última atualização 10H16
Opinião

Celebremos a comunicação

A semana que terminou ficou marcada pelo 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa. A efeméride reafirma a importância - e, para já, a funcionalidade - de um Idioma, usado à escala global, que acolhe cada vez mais falantes.

09/05/2021 Última atualização 10H05
Opinião

A greve e os jornalistas

O Kinama, como todos da banda sabem, é uma pessoa que não é dilaji (analfabeto/que sofre de perturbações mentais). Ele não amarrou muito. Mas lê muito, mesmo nganzado.

09/05/2021 Última atualização 09H05
Opinião

Missão importante

Quando viu e ouviu a ministra da Saúde a falar sobre a importância dos ventiladores na recuperação dos doentes da covid-19, Mangodinho não se deixou ficar atrás. Homem avisado, filósofo e previdente, para o seu povo, decidiu tomar a dianteira.

08/05/2021 Última atualização 07H35
Opinião

Três regras do espírito

Quando era criança, me ensinaram na escola primária três regras do espírito: honrar a palavra dada, amar o próximo e ser educado.

08/05/2021 Última atualização 07H30
Opinião

Os ajuntamentos humanos

Embora não tenhamos dados exactos para estabelecer uma relação directa entre os ajuntamentos nos espaços públicos com a subida ascendente das infecções, não há dúvidas de que a referida variável contribui inevitavelmente, sobretudo quando não observadas as medidas de biossegurança.

08/05/2021 Última atualização 07H30
Opinião

Quem tudo quer pode tudo perder (II)

O recorte do fato italiano de alto padrão, em harmonia com a fragrância agradável ao olfacto sem conflito com as gripes típicas dos países de clima tropical como o que Angola tem, deixa antever a presença de alguém bem relacionado com a vida, nos seus variados contornos.

07/05/2021 Última atualização 06H20
Opinião

A liberdade de imprensa e as nossas discussões

Nas celebrações do 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, este ano tendo como lema “A informação como um bem público”, voltamos a ouvir as velhas e recorrentes reclamações sobre as barreiras encontradas pelos jornalistas no acesso às fontes de informação, sobre a publicação/divulgação de matérias sem ouvir o outro lado da estória, sobre o reduzido número de jornais impressos e sobre a qualidade do jornalismo que se faz no país.

07/05/2021 Última atualização 06H00
Opinião

A estabilidade da RDC

A estabilidade da República Democrática do Congo (RDC) é de suma importância para os países vizinhos em geral e de Angola em particular a julgar pela dimensão fronteiriça partilhada, ao lado dos laços sanguíneos e históricos entre os povos.

07/05/2021 Última atualização 06H00
Opinião

Huambo académico

Quando uns jovens, de uma organização chamada Dons e Talentos, se aproximaram para pedir uma formação sobre escrita nas redes sociais, não hesitei.

06/05/2021 Última atualização 06H45
Opinião

O pregão do Estado de Direito Democrático

Reza a lenda que o tal Estado de Direito Democrático tinha como marca a separação dos poderes, o executivo, o legislativo e o judicial, sendo que os presidentes dos estados e o legislativo devem ser eleitos, liberdade, fraternidade, igualdade, palavra de ordem da Revolução Francesa em 1789, fins do séc. XVIII, novas relações económicas e sociais, de um lado os capitalistas (burguesia em ascensão) e do outro a realeza (monarcas).