Opinião

30/03/2021 Última atualização 08H00
Opinião

Efeitos da crise no sector do Turismo

O início da pandemia marca, de forma decisiva, uma alteração profunda no pensamento das elites económicas, políticas e sociais à escala global, esperando-se, a curto prazo, mudanças significativas na forma como devem ser geridas as sociedades.

30/03/2021 Última atualização 08H00
Opinião

“Amêsa ou a canção do desespero”

Como acontece um pouco em todas as partes, a fronteira entre a vida e o teatro ou entre o teatro e a história é tão ténue que, muitas vezes, vemos coisas na vida real que, mais bem, parecem fruto do teatro. Difícil mesmo é fazer o contrário: levar os factos históricos ao teatro, já que exigem outra ordem de elaboração.

30/03/2021 Última atualização 08H00
Opinião

Vacinas e solidariedade

A pandemia da Covid-19 continua a suscitar grandes preocupações por parte de muitos Estados do mundo, entre os quais figuram países desenvolvidos, que, em alguns casos, vêem a sua capacidade de atendimento hospitalar a pacientes com a referida doença a diminuir, em virtude do elevado número de infecções

29/03/2021 Última atualização 14H29
Opinião

Vacinações e dúvidas

As vacinações contra a Covid-19 têm gerado receios e dúvidas, quanto à eficácia e efeitos secundários, o que não surpreende, pois constituem novidade, mas não espantaria se fossem reflexos de “guerras comerciais”.

29/03/2021 Última atualização 14H05
Opinião

A independência orçamental das Autarquias Locais: o ajuste pontual na revisão da CRA

O Parlamento aprovou, recentemente, na generalidade a Proposta de Lei de Revisão Constitucional, proposta pelo Presidente da República que, no geral, prevê o ajuste de 40 artigos da nossa lei fundamental.

29/03/2021 Última atualização 08H43
Opinião

23 de Março: um feriado com todo o significado

A história da humanidade está repleta de conflitualidades. Há quem diga que o move a história são as guerras, ou melhor, as grandes batalhas. É por isso que todos estudamos batalhas tão importantes como a batalha de Waterloo, da Normandia, de Da Nang, entre outras.

29/03/2021 Última atualização 08H42
Opinião

A governação do sector da Comunicação Social

Ano após ano, deixamos para depois uma discussão estratégica sobre as condições estruturais para o desenvolvimento da comunicação social no país.

29/03/2021 Última atualização 08H40
Opinião

Os idosos e o Estado

Os idosos são uma camada vulnerável da nossa população, pelo que o Estado entendeu (e bem) protegê-los, por via de legislação, de actos que possam afectar negativamente as suas vidas.

28/03/2021 Última atualização 11H27
Opinião

O sentido do debate

O papel de alguma oposição nestes dias de discussão sobre a revisão pontual da Constituição da República lembra muito aqueles filmes que, de tanto assistirmos, já lhes conhecemos a narrativa, os diálogos e o final. Não é preciso olhar para a tela, para identificar o protagonista da fala. Contam-se nos dedos de uma só mão os assuntos do país em que se avançou na discussão.

28/03/2021 Última atualização 11H23
Opinião

Heróis modernos

No dia 2 de Fevereiro de 1995, assinava neste Jornal e nesta mesma coluna, uma crónica à qual dei o título de “Os heróis e os outros”. Falei então dos verdadeiros heróis e dos outros que pretendiam a designação. Referi o facto de terem passado vinte anos sobre a data da independência nacional e que, apesar das duas décadas dobradas naquela altura, pouco ou nada de palpável se registava no país, em termos de desenvolvimento

28/03/2021 Última atualização 11H21
Opinião

A Astra Zeneka ximbica o meu sangue

No dia 18 de Março, fui ali ao cume da Samba apanhar a vacina contra a Covid-19, a Astra Zeneka. Pessoas amigas e familiares meus já a transportavam no sangue. Um deles, teve febre por três dias, o outro só um dia, os dois acusavam uma dorzita no ombro, um colega relatou no Facebook sintomas de katolotolo durante uma semana, alguns outros, dores de cabeça.

27/03/2021 Última atualização 12H45
Opinião

Glaucoma: uma doença silenciosa que não tem cura

Quis o destino que fosse operado na Semana Mundial do Glaucoma, que decorreu de 7 a 13 de Março, ao glaucoma e catarata no único olho “bom” que me resta.