Opinião

23/02/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Economia e Geopolítica –“até que a morte os separe” (2)

Contudo, este foi o principal motivo para a primeira machada na União, com a saída do Reino Unido a 31 de Janeiro de 2020, cujo argumento principal (para além da emigração), é que Reino Unido era um dos maiores contribuintes para a união e os investimentos naquela ilha eram irrelevantes, na prática os ingleses sentiram que estavam a sustentar os países mais fracos da união. Em jeito de exemplo, em 2015, o Reino Unido contribuiu com 17,8 biliões de libras para a União Europeia, do qual apenas 4,4 biliões foram reinvestidos no próprio Reino Unido.

22/02/2024 Última atualização 06H15
Opinião

O regresso a uma cooperação histórica com visão inovadora

A visita de estado que o Presidente da República, João Lourenço, efectua à República Checa reveste-se de um significativo valor histórico e relativo sentido de nostalgia para determinados compatriotas, que tiveram aquele país, ainda com a designação de República Socialista da Checoslováquia, como a pátria circunstancial em que viram realizado o sonho de formação académica e profissional.

22/02/2024 Última atualização 06H10
Opinião

O novo Carnaval brasileiro

O tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico antes da Páscoa. É um tempo de meditação religiosa, de restrições alimentares e até jejuns. Existem lendas como esta: uma mulher lavou lençóis fora de horas e, quando os colocou a secar, ficaram manchados de sangue. A Quaresma é a antecipação à Páscoa e caracteriza-se pela realização de penitências.

22/02/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Pedintes sabichões

A pobreza não escolhe estratos sociais, bate à porta de analfabetos e letrados, ricos e pobres, sequer de géneros, tão-pouco idades ou decências, arrebanha todos sem distinção, é, pode dizer-se, sem intuitos ofensivos, “democrática”.

22/02/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Economia e Geopolítica – “até que a morte os separe”

Todas as análises, das menos avisadas às mais aperaltadas, são unânimes em afirmar que o caldeirão geopolítico mundial está em pura ebulição, apenas visto depois da Segunda Guerra Mundial, em que a guerra era mesmo fria, mas era fácil divisar os lados e as ideologias em conflito, os blocos eram transparentemente opostos e os políticos tinham as estratégias todas colocadas por cima da mesa, o combate era duro mas leal, os eleitores sabiam no que estavam a apostar/votar, era tudo mais fácil de analisar e mais rápido de prever.

21/02/2024 Última atualização 08H02
Opinião

Estado palestiniano “nas mãos” de Biden

Parece excessivo dizer que a criação do Estado palestiniano está nas mãos do Presidente norte-americano, Joe Biden, mas a julgar por uma série de factores, desde os sucessivos vetos, na ONU, à insistência de que a efectivação de tal desiderato deve depender de negociações directas, as fracassadas tentativas de negociações e os acontecimentos de 7 de Outubro levam os Estados Unidos a ganhar consciência da urgência da criação do Estado palestiniano.

21/02/2024 Última atualização 06H05
Opinião

O Pan-africanismo morreu: só falta fazer o óbito

O Pan-africanismo, se alguma existiu mesmo, no sentido de possuir uma materialidade efectiva, para além das teorizações, dos discursos e das boas intenções, parece ter morrido de vez, apenas faltando reconhecê-lo e fazer o respectivo óbito.

21/02/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Hoje é Dia Internacional da Língua Materna

Embora o conceito varie, sendo um campo que divide especialistas e apaixona debates, o que é facto é que a língua materna existe e acaba por ser determinante no processo de socialização do ser humano.

20/02/2024 Última atualização 06H45
Opinião

O preço da indiferença

Semana passada, durante um debate numa das rádios angolanas, ouvi com espanto um convidado, pareceu-me ser um sociólogo, dizer que a sociedade angolana está doente. O meu espanto não foi por causa das explicações que deu sobre o quadro actual da nossa sociedade, no que se refere à adequação aos padrões comportamentais das pessoas e das instituições que a integram.

20/02/2024 Última atualização 06H40
Opinião

INEMA é para todos em situação de emergência

As emergências médicas são apêndices indispensáveis dos sistemas de saúde de qualquer sociedade. Angola não poderia continuar como um corpo alérgico a esta realidade. A criação do INEMA, em 2009, por meio do Decreto Presidencial n.º 40/09, de 21 de Agosto, foi das primeiras respostas às abordagens deste fenómeno, seguido pelo despertar de uma consciência profissional e social para a efectivação do conhecido serviço especializado de Emergências Médicas.

20/02/2024 Última atualização 06H40
Opinião

As representações no Jornalismo

A veiculação das “representações” tem merecido a preocupação de estudiosos das Ciências Sociais e Humanas, devido às implicações que estas têm sobre factos, pessoas e grupos sociais.

19/02/2024 Última atualização 07H49
Opinião

Uma nova geração de líderes africanos

Há cerca de 15 anos emergiu no cenário africano uma chamada nova geração de líderes, a chamada geração de tecnocratas, com figuras como Uhuru Kenyatta, Macky Sall, Paul Kagame, Abiy Ahmed, João Lourenço ou Cyril Ramaphosa, entre outros.