Opinião

13/04/2024 Última atualização 11H18
Opinião

A juventude e o chamado da pátria

Desde 2002, o mês de Abril, anteriormente conhecido como da Juventude, em função da celebração do dia 14, passou a ser também chamado de mês da paz, em alusão ao Memorando de Entendimento assinado entre o Governo e a UNITA, que determinou o fim de 27 anos de conflito armado militar.

13/04/2024 Última atualização 06H20
Opinião

A insensatez, insanidade, irracionalidade e insensibilidade nas Redes Sociais

Ao iminente cientista e pensador alemão, Albert Einstein (1879-1955), é reconhecida a seguinte frase: "Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interacção humana, e o mundo terá uma geração de idiotas". Ou seja, ele previra que o desenvolvimento das tecnologias poderia converter o ser humano em pateta, tolo ou estúpido.

13/04/2024 Última atualização 06H20
Opinião

É tempo de acabar com a catástrofe humanitária no Sudão

De acordo com o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas, "a pior, mais complexa e cruel crise do mundo" está a se desenrolar no Sudão, sem chegar aos nossos noticiários de horário nobre.

12/04/2024 Última atualização 06H20
Opinião

Adeus à Champions como um vira-lata

Por muito que a pirotecnia discursiva pinte o mais belo quadro, a adornar a tese de suavização do afastamento do Petro de Luanda, apenas o velho complexo de vira-lata justifica a saída de cena do embaixador angolano, na Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, ao deixar escapar um triunfo quase certo, frente ao TP Mazembe do Congo Democrático.

12/04/2024 Última atualização 06H15
Opinião

A Animada Destruição da Baía Azul

Que ninguém tenha dúvidas, a Baía Azul, em Benguela, saiu do “Saco de Riquezas” que Deus usou para distribuir destinos e as riquezas que diferenciam todos os países. Nuns países, mesmo com os protestos dos anjos que os ajudavam, Deus não deixou nadinha de riquezas. Diante dos protestos, riu-se dentro de si próprio e balbuciou: “Esperem para ver!”

12/04/2024 Última atualização 06H10
Opinião

“Nem só do pão viverá o homem” mas de leitura também

É antiga a ideia segundo a qual “nem só do pão viverá o homem”, uma referência indesmentível à necessidade dos aspectos inerentes à espiritualidade, aqui entendida na sua dimensão mais lata, ser também acautelada.

12/04/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Direito Internacional

O recente ataque à Embaixada mexicana em Quito pelas forças equatorianas estabeleceu um precedente alarmante para as Relações Internacionais. A retirada à força do ex-Vice-Presidente Jorge Glas, a quem tinha sido concedido asilo na Embaixada mexicana, não só prejudica a reputação do Equador como também corrói os princípios fundamentais da soberania diplomática consagrados nas Convenções de Viena e Caracas.

12/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

A independência e a paz são bens inegociáveis

O mês de Abril é-nos particularmente caro, por nos ter trazido a paz e aberto as portas para a reconciliação nacional. Angola conseguiu preservar a sua integridade territorial e manter-se como país uno e indivisível.

11/04/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Estudantes e excursões (1)

Tive, sempre, azar com excursões. Quer fossem de passear ou de aprender. Uma vez organizaram excursão das marchas populares de Nova Lisboa, para irem de comboio até Lobito-Benguela e fazerem lá desfile na cópia das marchas populares de Lisboa.

11/04/2024 Última atualização 07H05
Opinião

Autarquias: uma missão de todos

O Regimento e o Costume parlamentar angolano determinam que as propostas e projectos de lei, que durante a legislatura anterior não tenham sido aprovados, caducam. Assim aconteceu com parte dos projectos de lei relacionados com as autarquias, datados da legislatura anterior.

11/04/2024 Última atualização 07H00
Opinião

O papel do revisor para a eficácia da comunicação corporativa e pessoal

Num mundo onde a reputação e a imagem de uma empresa são fundamentais para o seu sucesso, o papel do revisor nas instituições, especificamente nos gabinetes ou direcções de Comunicação Institucional e Imprensa, torna-se ainda mais crucial.

10/04/2024 Última atualização 12H35
Opinião

Até aonde vai o Irão em represália contra Israel?

O Estado de guerra entre Israel e Irão, dois arquirrivais que ironicamente têm heranças milenares comuns e hoje se enfrentam militarmente por procuração, atingiu o apogeu com o ataque do dia 2 de Abril, em Damasco, que levou à destruição do Consulado iraniano na capital síria. Os povos judeus e persas conhecem-se e estão inter-conectados há mais de 3000 anos, bem como interagem como culturas que tiveram sempre muito em comum.