Mundo

Optimismo aumenta nos debates nucleares

O vice-ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros faz avaliação cautelosamente optimista dos progressos nas conversações que têm também como objectivo trazer os EUA de volta ao acordo sobre o programa nuclear iraniano, assinado em 2015 por várias potências mundiais e Teerão.

19/04/2021  Última atualização 11H03
© Fotografia por: DR
O governante afirmou que as conversações entraram numa nova fase, acrescentando que o seu país apresentou propostas que poderão constituir uma base para as negociações. Abbas Araghchi explicou que "parece que se está a formar um novo entendimento entre todas as partes e que elas partilham agora o mesmo objectivo final. O caminho a seguir começa também a ser revelado", acrescentou.

O Irão tem vindo a negociar com as cinco potências que permanecem no acordo - França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China - em Viena de Áustria, nas últimas semanas. Uma delegação dos EUA está na capital austríaca mas não participa, directamente, na negociação.
Já a Agência Internacional de Energia Atómica diz ter verificado que o Irão recomeçou a produção de hexafluoreto de urânio enriquecido até 60 por cento, em Natanz, o valor mais elevado desde a assinatura do acordo, há seis anos.


Desconfiança
"Nem vale a pena ver". Foi assim que o líder supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, reagiu às ofertas que poderão vir das conversa-ções em Viena para salvar o acordo nuclear entre Teerão e as potências mundiais.Os comentários de Ali Khamenei surgiram antes do início do diálogo .

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo