Economia

Orçamento de 2022 aposta na projecção da mulher

Isaque Lourenço

Jornalista

A ministra das Finanças, Vera Daves, afirmou, quarta-feira, em Luanda, que, a partir de 2022, o Orçamento Geral do Estado vai prestar uma atenção especial à mulher, fazendo uma discriminação positiva, algo para o que o Governo conta com a ajuda de parceiros sociais como agências do sistema das Nações Unidas.

26/03/2021  Última atualização 15H15
Ministra das Finanças, Vera Daves © Fotografia por: DR
Vera Daves falava, por videoconferência, no encerramento do ciclo de debates "Mulheres, Negócios e Valores Mobiliários”, uma iniciativa da Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realizada nos dias 10, 17 e 24 deste mês.

"Quanto à educação, apelou a que cada uma das mulheres, e os cidadãos em geral, assumam-se como agentes de literacia financeira, contribuindo para que os níveis de poupança aumentem, os níveis de consumo sejam doseados, para que a poupança passe a fazer parte do vocabulário e das agendas das famílias. E, tal como reiterou a ministra das Finanças, não precisam ser grandes poupanças, mas "podem ser pequenas e depois cada um de acordo com o seu potencial e o seu perfil fazer o dinheiro multiplicar. Para isso, é fundamental que nos apoiemos mutuamente”.

"Queremos todas fazer mais, fazer melhor, com rigor, com compromisso e com transparência”, afirmou a ministra, considerando esses princípios "indispensáveis para o crescimento de qualquer mercado de capitais, seja no funcionalismo público, nas pequenas e médias empresas, seja em grandes empresas e mesmo nas empresas de consultoria: o compromisso é, com o rigor e com a transparência, que são indispensáveis para que se consiga ter um melhor ambiente de negócios e um mercado de capitais robusto”, afirmou.

Vera Daves debruçou-se também sobre a governação corporativa, um tema que considerou não ser exclusivo das grandes empresas, sendo aplicado às micro, pequenas e médias, das quais se requer organização, "ter contas em dia”, bem como uma separação clara entre o dinheiro da empresa e o pessoal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia